Teste A/B de marketing digital durante a copa de 2018

Estava conversando por esses dias com alguns colegas sobre o cenário de vendas na Copa e, em consenso geral, o feeling era de que o comércio em si não estava aquecido para essa data.

Fizemos uma pesquisa rápida na web e descobrimos uma pesquisa feita pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – divulgada no portal da CDI – Diário Comércio Indústria & Serviços que mostra que a intenção de compra dos brasileiros com relação a itens ligados a copa em 2014 era de 50% e, nesta copa de 2018, foi de apenas de 24%.

Esses 24% que disseram ter interesse em investir em artigos para a copa, relataram focar os gastos em consumo dentro do lar (como os supermercados) ao invés de ambientes externos (como os bares e restaurantes). Especialistas do mercado comentaram que esse comportamento ocorreu devido a recessão econômica e cenário político no qual o pais está passando no momento. O especialista em varejo e professor da Universidade Paulista Gustavo Rocco, sugere na pesquisa que os supermercados “devem apostar em promoções de cervejas, amendoins e refrigerantes, já que o consumo está muito focado nestes itens”.

Os dados da pesquisa nos trouxe um insight: explorar/testar se essa realidade de desaquecimento do mercado também se validaria para nossa realidade de presentes corporativos, mesmo utilizando uma abordagem oportunista com a brecha que encontramos na pesquisa de consumo voltado para o lar. Sendo assim, em nossa campanha de marketing para a copa do mundo (confira a campanha no site da Só Marcas), oferecemos produtos que estimulavam momentos entre familiares e amigos como, conjunto de acessórios para degustar cervejas, petiscos, churrasco e tudo o que envolve a cultura brasileira nesses momentos de comemoração e confraternização.

Em paralelo a copa do mundo, rodava a campanha de Dia dos Pais e fizemos um teste simples e empírico de e-mail marketing criando em um único e-mail, chamadas convidando as pessoas para visualizarem cada uma das campanhas. O objetivo desse e-mail foi entender o que era mais emergente para o público medindo através da taxa de cliques e conversões provenientes de cada chamada através do método de mensuração via UTM’s (acesse esse artigo para entender como você pode fazer mensurações de resultado das ações de marketing digital via UTM’s também).

Veja abaixo o e-mail enviado:

Dessa experiência, vimos que o interesse por Dia dos Pais foi expressivamente maior com relação a Copa do Mundo com 353,84% a mais de acessos ao site/cliques e 100% a mais de conversões.

Resumindo, nossa realidade acompanhou a tendência de consumo nacional, mesmo tendo uma abordagem que ocasionalmente oportunista para o ramo de atividade da empresa e pelo apelo publicitário que foi utilizado na campanha.

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