Marketing Digital Para Contadores

O marketing digital para contadores consiste em uma série de ações voltadas para a divulgação de um profissional ou escritório da área contábil.

Acompanhe esse artigo até o final e conheça ferramentas que direcionarão as ações do seu negócio. Elas podem ser aplicadas tanto pelo próprio contador como por uma agência ou especialista.

Posicionamento de Marca

O posicionamento de marca orientará a forma como sua marca será vista pelos clientes. Portanto, diz respeito à imagem profissional que você passará. Ela deve apresentar os diferenciais em comparação a concorrência e estar presente em todos os veículos de comunicação da marca, sejam digitais ou impressos.

Mas você sabe como um posicionamento de marca é definido no marketing digital para contadores? Primeiramente é necessário identificar os pontos positivos e negativos do seu serviço e forma de trabalho. Então, após perceber isso, é importante externalizar o seu posicionamento em todos os materiais da marca. Seja através de um e-mail, cartão de visita, proposta ou local de trabalho.

Até mesmo a forma como você ou sua empresa se direciona aos clientes deve ser alinhada ao seu posicionamento de marca. Como primeira ação de marketing digital para contadores, recomendamos que você pesquise e entenda o que é o posicionamento de marca. E então, com esse entendimento, busque unificar a linguagem do seu negócio perante aos seus clientes.

Site no Marketing Digital para Contadores

O site é o seu cartão de visitas na internet. Ele apresentará institucionalmente a sua marca, podendo ser também uma ferramenta de prospecção de clientes. Mesmo que você trabalhe sozinho, como freelancer, é essencial a criação de um site. Ele transmite credibilidade e autoridade no assunto, demonstrando aos clientes que você entende do negócio.

Apesar de muito importante, a criação de sites no marketing digital para contadores costuma ser negligenciada. Na tentativa de economizar, vários profissionais optam por fazer um site simples e pouco informativo. No entanto, dedicar tempo e dinheiro em algo amador pode gerar muitos prejuízos para o seu negócio. 

O segundo passo para um bom marketing digital para contadores é concentrar recursos e energia na criação de um site com um profissional. Os profissionais especializados em SEO (Search Engine Optimization) são capazes de aplicar técnicas para gerar visibilidade no Google. Com o apoio de um especialista em SEO, as chances do seu site atrair clientes e alcançar as primeiras posições do Google aumentam consideravelmente.

Mídia Paga (Anúncios)

Esse é um método rápido e eficaz para alcançar novos clientes. O site, apesar de essencial, atrai clientes a longo prazo, enquanto que as mídias pagas geram retorno quase imediato. Há uma grande variedade de plataformas na internet para esse investimento, no entanto, a que costuma trazer resultados certeiros é o Google Ads. 

Pense comigo: ao buscar um contador em sua região, você procuraria em alguma rede social ou no Google? O Google Ads é um dos melhores amigos do marketing digital para contadores.

Apesar disso, as redes sociais também auxiliam na geração de leads, mesmo que de forma menos objetiva e certeira. Os contatos atraídos pelas redes sociais geralmente são curiosos e simpatizantes do segmento. Dessa maneira, caso a verba para marketing digital para contadores seja curta, o ideal é investir no Google Ads.

Para empresas ou contadores que contam com um maior poder de investimento em mídia (média de R$ 5.000,00/mês), os impulsionamentos nas redes sociais são uma ótima opção para formar a sua imagem na internet. 

Blog – Chave para o Marketing Digital para Contadores

O blog evoluiu! Sendo muito utilizado por influenciadores na internet há alguns anos, o blog ganhou espaço no meio corporativo. No próprio site da marca é possível incluir uma aba voltada para tratar de assuntos do segmento contábil, apresentando dicas e orientações.

Ao decidir ter um blog, você poderá aplicar diretamente as técnicas de SEO (citadas anteriormente), além de gerar proximidade com o seu público. O blog também é essencial para gerar a sua presença digital, demonstrando ao Google que seu site é rico em conteúdo.

Dessa maneira, caso precise optar entre qualquer outra estratégia de marketing digital para contadores ou o blog, escolha o blog! Mas reforçamos: os textos devem ser feitos pensando nas técnicas de SEO. Caso contrário, o conteúdo não alcançará o público que você busca e estará apenas fazendo volume no site,

Redes Sociais

Apesar de não serem a prioridade no marketing digital para contadores, as redes sociais exercem grande influência para os seus clientes. Portanto, para garantir mais visibilidade, é essencial ter sua marca presente nos canais onde potenciais clientes podem estar.

Após encontrar sua empresa pelo site (através do blog) ou pelo Google, o cliente buscará, então, entender sua forma de trabalho e dia-a-dia. Consequentemente, nessa busca encontrará suas redes sociais e analisará sua marca, mesmo que inconscientemente.

Pensando nisso, utilize as redes sociais como um meio para transmitir credibilidade e profissionalismo aos seus clientes e potenciais clientes 

E-mail Marketing

Essa é uma ferramenta ideal para manter sua marca presente na memória de clientes e potenciais clientes. O e-mail marketing é funcional e eficiente para transmitir informações, conteúdo e promoções exclusivas para quem está cadastrado em sua base.

A principal vantagem dessa ferramenta no marketing digital para contadores é ter a garantia de que o seu público receberá o conteúdo. Além de ser um método de divulgação inteiramente gratuito.

Solicite Recomendações

As recomendações são, sem dúvidas, um dos meios mais confiáveis para o alcance de clientes, sendo seguro tanto para eles quanto para a empresa ou profissional. No entanto, é essencial utilizar essa ferramenta de forma cautelosa, sem “forçar” o cliente a realizar uma indicação. 

A indicação pode ocorrer no boca-a-boca ou em plataformas digitais, como: Google Meu Negócio, Reclame Aqui e Facebook. Ao planejar suas ações de marketing digital para contadores é interessante pedir aos clientes publicarem suas avaliações nesses canais. Vale ressaltar que as avaliações no Google são vinculadas automaticamente ao seu site, auxiliando na exposição da marca.

Orientação Bônus para o Marketing Digital para Contadores

Um dos maiores erros que profissionais cometem ao investir no marketing digital para contadores é esperar retorno imediato. Logo, com exceção das mídias pagas, os demais canais digitais são um investimento a médio e longo prazo. Dessa maneira, a presença da sua marca na internet é construída com o tempo.

Outro ponto importante no retorno obtido com as mídias digitais é o tempo sem lucro. Se já se passaram meses desde o início da campanha e ela ainda não está “se pagando” significa, então, que é a hora de revisar o investimento. Mídia deve trazer resultados!

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