Veja algumas definições sobre e-mail marketing e entenda algumas boas práticas que presto no serviço de campanhas de e-mail e automação de marketing

Estratégia de E-mail Marketing e Automação de Marketing em Barueri, Osasco e Região - O e-mail marketing é o ponto alto da relação entre sua empresa e seu cliente. Quando ele te passa o e-mail, é como se tivesse te convidado para jantar na casa dele e contar as novidades - Digijoy - Consultoria de Marketing digital em Barueri, Osasco e Região

Índice de Navegação

1. Automação de Marketing
2. Higienização de base dos e-mails
3. Linguagem do e-mail
4. Assunto do e-mail
5. Segmentação do e-mail
6. Conteúdo e Frequência
7. E-mail adaptado para Versão Mobile
8. Call to action
9. Descadastre-se por favor!
10. Listas de e-mails compradas
11. Vamos conversar?

Muitas pessoas imaginam que o e-mail marketing é puramente um canal de marketing para divulgar sua empresa e fazer promoções, mas hoje, essa estratégia não funciona mais.

Para exemplificar que o e-mail não é apenas um canal de propaganda, tente imaginar o seguinte cenário:

Quando você recebe o e-mail de um colega de trabalho, qual sensação tem na sequência? Inconscientemente seu cérebro processa o perfil daquela pessoa (se é engraçada, mais reservada, mais prática, etc) e julga preliminarmente o motivo do e-mail enviado. Após leitura do e-mail e de todo julgamento prévio, reformular uma resposta alinhada com a linguagem do colega.

A mesma coisa acontece quando você faz uma campanha de e-mail marketing para os clientes de sua base. A cada disparo realizado, seus clientes vão moldando um perfil comportamental de empresa e para a comunicação nas mensagens enviadas.

Sendo assim, estabelecer uma comunicação criativa, limpa, organizada, e com conteúdo relevante, fará você crescer sua base de maneira saudável, cheia de fãs de sua marca e, melhor que isso, que gere vendas reais.

Através do planejamento das campanhas de e-mail e automação comigo, iremos nos preocupar e desenvolver os seguintes pontos abaixo.

Automação de Marketing

Nessa etapa, iremos determinar quais abordagens são padrões entre sua empresa e seus clientes que poderiam ser automatizadas, gerando relacionamento constante e otimizando o tempo de trabalho humano para outras atividades.

Podemos fazer algumas automações simples como, abandono de página de orçamento, pedido realizado ou orçamento cancelado, aplicar pesquisa de satisfação em seus clientes, fazer remarketing para produtos ou categorias visitadas cuja navegação não teve solicitação de orçamento confirmada, dentre outros.

Higienização de base dos e-mails

Essa solução é para você que tem uma base de contatos antiga e há muito tempo não tem contato com seus clientes. Antes de mais nada, precisamos higienizar a base para não acabar com sua reputação diante dos provedores que podem te caracterizar como spammer bem como as pessoas que vão receber um e-mail seu depois de muito tempo.

Esse trabalho de higienização da base é feito antes do primeiro envio e recorrentemente a cada envio realizado para manter a saúde de sua base de clientes e permitir seu crescimento sustentável.

Linguagem do e-mail

Quem está começando com e-mail marketing não sabe de alguns cuidados que precisam ser tomados com a criação do e-mail, em especial a linguagem. Palavras como grátis, promoção, clique aqui, caixa alta, e outras são palavras facilmente detidas pelos provedores de e-mails e direcionados a caixa de spam.

O cuidado com a linguagem ao produzir um conteúdo é essencial, e não apenas no texto do e-mail, mas também em detalhes como a tag alt das imagens, local no código da página onde descrevemos em texto do que se trata essa imagem.

Assunto do e-mail

O assunto corresponde basicamente a 50% do sucesso do e-mail que levamos um tempo considerável produzir. Se mal feito, pode nos levar diretamente a caixa de SPAM do cliente ou, caso não chame a atenção do usuário, pode simplesmente ser ignorado.

Segmentação do e-mail

A segmentação do e-mail é essencial para trazer mais engajamento. Não adianta nada enviarmos um único e-mail para toda a base pois lá existem pessoas com interesses diferentes em seus produtos e com necessidades diferentes. O plano é identificar quais são esses grupos de interesses e enviar peças personalizadas para cada um.

Conteúdo e Frequência

Esses são dois elementos que andam juntos e, se bem trabalhados, podem trazer resultados progressivos para o seu negócio. Analisando a estrutura da sua empresa — os produtos, serviços, diferenciais e filosofia — quais tipos de conteúdos podemos explorar na comunicação? E, ao explorar, como trazer esses pontos de modo alinhado com o posicionamento da sua marca? Enviar apenas promoções e produtos/serviços não é algo que atrai a atenção do usuário.

Milhares de empresas ainda praticam o modelo tradicional do e-mail marketing (envio de produtos e promoções) sendo facilmente detectado e ignorado por usuários que não estão no momento de compra. Atualmente, você também pode utilizar esse meio como um gerador de informações e conteúdo que gere valor para seu cliente.

Além disso, vasculhando sua empresa, eu consigo facilmente arrumar outros assuntos que podemos explorar na comunicação que, para você pode não ser algo que esteja no radar, mas são interessantes e que trarão engajamento com o seu público.

Personalização do e-mail também é importante, chamando o cliente pelo nome por exemplo.

Estratégia de E-mail Marketing e Automação de Marketing em Barueri, Osasco e Região - Uma boa campanha de e-mail marketing e automação pode mudar a percepção de seus clientes sobre a sua empresa - Digijoy - Consultoria de Marketing digital em Barueri, Osasco e Região

E-mail adaptado para Versão Mobile

Preocupe-se com isso! Hoje não são só os sites que precisam ter uma versão responsiva, mas os e-mails também. Quase metade da população Brasileira acessa a internet somente via celular, então precisamos nos certificar de que estamos fazendo o máximo para conversar com todos.

Call to action

Menos é mais e isso também se aplicado aos call to actions do seu e-mail. Vamos desenvolver e posicioná-los em locais estratégicos do seu e-mail para aumentar sua taxa de cliques e, consequentemente, oferecer mais oportunidades de negócios para você.

Descadastre-se por favor!

Deixe ir quem não quer ficar. Impedir que as pessoas saiam da sua lista é risco para sua reputação junto aos provedores de e-mail. Se você não facilita a saída de quem perdeu o interesse por seu conteúdo, elas podem te denunciar como SPAM diretamente para os provedores de e-mails.

Atualmente essas corporações provedoras de e-mails se comunicam e quando recebem muita marcação de SPAM por parte dos usuários quanto a um domínio, diga adeus para suas campanhas de envios. Vamos trabalhar um conteúdo rico e permitir que fique apenas quem quiser.

Não tenha medo de perder o contato com essas pessoas que não querem mais ficar. A internet é um universo grandioso e você pode reconquistar esses clientes novamente em outros canais e quando fizer sentido para ele voltar até você.

Listas de e-mails compradas

Vamos fugir de todas elas. Em muitas dessas listas, os cadastros são volumosos, porém irreais com contas inválidas, contas fantasmas, contas coringas criadas pelos próprios provedores de e-mails para pegar clientes que compram listas .

E, quando nessa maré de e-mails comprados há alguém com uma conta verdadeira, saiba que pelo simples fato desta pessoa não te conhecer, terá grande propensão de te marcar como spam, manchando assim sua reputação mediante aos provedores de e-mail. Para facilitar o entendimento disso, imagine a seguinte situação:

Você está em casa, almoçando com sua família e discutindo assuntos do dia-a-dia. De repente bate em seu portão um vendedor de cosméticos oferecendo seus produtos. Caso você não esteja precisando muito, obviamente aquele não é o momento ideal para você realizar a compra pois está em um momento especial com sua família. Após essa abordagem, qual o sentimento que fica do ocorrido? Você se sente incomodado! É assim que um usuário também se após receber um e-mail sem ter dado permissão.

Vamos conversar?

Quero falar com você sobre a automação de marketing e campanhas de e-mails da sua empresa. Se você está pesquisando por isso na internet, tenho certeza que vê nessa estratégia uma maneira de crescer e estou aqui para te ajudar com isso. Vamos conversar, me acione enviando uma mensagem no formulário abaixo.
Caso queira me conhecer um pouco melhor antes como entender minha essência como profissional, ficha técnica, valores e maneira de encarar o marketing digital, convido você a me conhecer na página “sobre”. Aproveito para te convidar também a ver os resultados que já trouxe para alguns clientes como a Louries Pesca com o Marketing Local, a Nobre Contabilidade através das estratégias de SEO e o Miguel Gomes Coach com estratégia de posicionamento de marca e presença digital.

Vamos falar sobre Estratégias de E-mail Marketing e Automação para seu negócio?


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