Consultoria de Marketing Digital: Conteúdo criado para quem está querendo contratar uma consultoria. Entenda o que é, escopo de trabalho de um consultor e veja casos de sucesso em pequenos negócios realizados pelos profissionais da Digijoy.

Consultoria de Marketing Digital em Barueri, Osasco e Região - Marketing Digital para quem não tem tempo de executar e precisa focar em seu negócio - Digijoy - Consultoria de Marketing digital em Barueri, Osasco e Região

Índice de Navegação

1. O que é consultoria de marketing digital
2. Como funciona a consultoria de marketing digital com a DigiJoy. Tipos de consultores de marketing digital
4. Digijoy – Perfil da Consultoria de Marketing Digital
5. Quando contratar um consultor de Marketing Digital?
6. Quando contar com a consultora de marketing digital Digijoy
7. Como escolher um consultor de marketing digital
8. Como funciona a contratação da consultoria em marketing digital da Digijoy
9. Benefícios ao realizar o serviço com a Digijoy
10. Resultados de clientes que passaram pela consultoria na Digijoy
11. Duvidas frequentes
12. Vamos conversar?

O que é consultoria de marketing digital

Consultoria de marketing digital em barueri, osasco e região: O papel estratégico do seu marketing com habilidade criativa de agência e business performance de empresa - Digijoy - Consultoria de Marketing digital em Barueri, Osasco e Região

A consultoria de marketing digital resume-se em oferecer ao cliente um plano de ação e comunicação para inserção ou manutenção da presença da empresa na internet exercida por um profissional de marketing digital com conhecimento — abrangente ou específico —, experiência de atuação e metodologia própria de trabalho.

Para chegar até esse plano de ação e comunicação, é feita uma análise da empresa, seus produtos e serviços, práticas e abordagens da equipe de vendas, público alvo, mercado e comunicação atual.

A partir desta análise, o consultor diagnosticará o cenário atual da empresa frente ao mercado no ambiente digital e essas informação servirão de base para criar o plano de ação de forma que cada atividade caminhe para o atingimento dos objetivos comerciais e de posicionamento do cliente.

Em minha metodologia de trabalho, encaro “analisar e planejar uma comunicação para o tingimento dos objetivos de posicionamento” como trabalhar a marca do cliente, explicada um pouco mais abaixo

Como mencionado, o marketing digital também é uma ferramenta para te ajudar a alcançar os objetivos comerciais, pois as ferramentas nos permite fazer uma projeção de vendas pela internet levando em consideração o valor a ser investido x quantidade de público a ser atingido x taxas de conversões atuais do seu negócio.

Em minha metodologia de trabalho, me refiro a essa “análise e planejamento comercial para atingimento dos objetivos comerciais” como performance, também explicada mais adiante e tão importante quanto trabalhar a marca do cliente.

Como funciona a consultoria de marketing digital com a DigiJoy

Você pode me contratar para auxiliar seu departamento de marketing estrategicamente ou até mesmo iniciar seus trabalhos com marketing digital. Sendo o elo entre seu time e as práticas do marketing digital, tenho certeza que o norte definido vai otimizar o seu investimento de tempo e dinheiro com funcionários e equipamento, fazendo-o chegar com mais facilidade e menos custos aos objetivos de sua empresa.

Iremos trabalhar em duas frentes para atingir seus objetivos: Performance e Marca.

PerformanceMarca (meu diferencial)
Vamos harmonizar os canais e comunicação num planejamento voltado para atingir os objetivos comerciais de sua empresa.Boa parte dos problemas das empresas estão atrelados a falta de autoconhecimento da própria organização sobre o que são, o que fazem e o impacto que oferecem a vida das pessoas.

Em performance, iremos descobrir:

  • Para chegar nas vendas do próximo período, quantas abordagens comerciais são necessárias fazer e, dessas, quantos negócios precisam ser fechados?
  • Quantas oportunidades/leads o time de marketing precisa gerar para atingir essas abordagens comerciais?
  • Quantas visitas são necessárias no site para gerar esses leads?
  • Qual a taxa de conversão do site atualmente?
  • Qual o valor e tempo a ser investimento para gerar esses visitantes?

A partir dessas metas, serão definidas as ações para:

  • Atração de visitantes
  • Geração de oportunidades/leads
  • Converter Vendas
  • Correções dos problemas para o atingimento de metas

Em marca, iremos descobrir:

  • Para conseguir se destacar, precisamos encontrar algum argumento ou diferencial seu dentre seus concorrentes. E não estou falando simplesmente de preço ou qualidade do seu produto. Posso estar falando de um simples detalhe que, se explorado de um jeito atraente na comunicação, pode te trazer muitos frutos e bons negócios, como por exemplo, o processo de criação do seu produto ou serviço, ou alguma certificação recebida. Iremos trabalhar para encontrar esse diferencial.

  • Não adianta trazermos muitos leads se estes não estiverem qualificados. Uma das formas que conseguimos trazer leads qualificados é trabalhar conteúdos relevantes para o seu Persona (cliente ideal) e utilizando uma linguagem que traz a tona a identidade da sua empresa e identificação com seu público.

  • Encontraremos uma boa história para vender, um porquê dos seus clientes comprarem de você, um motivo para se apaixonarem por você e exploraremos essa história por toda a comunicação nos canais, refletindo-a em cada palavra publicada, cada novo negócio que você fechar e em cada atuação de seus colaboradores.

A importância da marca

Neil Patel, o maior estrategista de marketing digital do mundo comentou em uma entrevista realizada pela equipe da DINO (Assessoria de Imprensa Online) publicada no dia 28/02/2019, que a tendência para o marketing digital no próximo ano é trabalhar a marca do cliente para alavancar o SEO. Dê play no vídeo abaixo para conferir o momento exato em que ele relata isso. Caso queira assistir toda a entrevista, basta voltar o vídeo do início.

“Você precisa basicamente pensar em como construir uma grande marca e oferecer um produto ou serviço incrível, é isso que vai dar certo a longo prazo, não só em marketing mas em tudo” – Trecho da Entrevista com Neil Patel.

Gostou da metodologia Performance e Marca? Então vamos conversar sobre como isso pode se integrar ao seu negócio, estou disponível aqui.

Tipos de consultores de marketing digital

Consultoria de Marketing Digital em Barueri, Osasco e Região - Encurta caminhos, otimiza tempo e investimento - Digijoy - Consultoria de Marketing digital em Barueri, Osasco e Região

Consultor de marketing digital de perfil generalista

É aquele profissional que conhece em um nível intermediário a mecânica e conceito das principais ferramentas do mercado voltado para comunicação empresarial, como Facebook, Linkedin, Pinterest, Google Ads, SEO, marketing de conteúdo, automação de marketing, etc.

Esses perfil de profissional é mais indicados para empresas que querem iniciar no marketing digital porém não sabem como fazer isso ou, já tentaram algumas comunicações em canais específicos porém não tiveram os resultados desejados.

Este profissional será capaz de sugerir uma estratégia de inserção da empresa na web de maneira viável, levando em consideração todo o estudo feito anteriormente como: seu mercado, de cenário atual de comunicação e os recursos humanos e financeiros disponíveis para o projeto.

Não está na responsabilidade do consultor de marketing digital executar o planejamento realizado pois, sua função é encontrar o caminho e orientar o cliente a chegar nele. Mas ainda sim, existem alguns profissionais que oferecem a execução de algumas áreas junto com a consultoria por ter mais conhecimento ou simplesmente gostarem de fazer esse tipo de trabalho.

Você encontrará menos profissionais de perfil generalista com essa capacidade de execução pelo fato de trabalharem com muitos múltiplos canais de divulgação ao mesmo tempo.

Consultor de marketing digital de perfil especialista

É um profissional voltado a entender e performar a empresa estudada num canal específico de comunicação, como por exemplo, um especialista em Facebook, ou Google Ads, ou SEO, ou marketing de conteúdo, etc.

Esse perfil de profissional é mais indicado para empresas que já possuem uma presença digital estabelecida e querem superar seus resultados atuais em determinado canal. Para empresas iniciantes em marketing digital, os profissionais especialistas são bons quando suportados pelo diagnóstico prévio de um bom profissional generalista.

Este profissional será capaz de avaliar os resultados da empresa em determinado canal e sugerir ações de melhorias de maneira viável, também levando em consideração algumas análises prévias, como o comportamento do mercado do cliente neste canal específico, o cenário atual da empresa nesse canal, os recursos humanos e financeiros disponíveis para o projeto.

Ao contrário do profissional generalista, as chances de você encontrar um consultor que também execute as tarefas são maiores, uma vez que ele estuda e realiza projetos em um único canal de divulgação.

Digijoy – Perfil da Consultora de Marketing Digital

Você está visitando o site de uma profissional de perfil generalista que foi capacitada ao longo de sua carreira para pensar como empreendedora e publicitária sob a lente de usuários de internet. Quer saber por quê? Sou mais apurada por ter me aventurado em dois mundos:

Fui agência de marketing digital: Trabalhei mais de 4 anos em agências de marketing digital criando comunicação criativa para marca e desenvolvendo táticas digitais para vender ideias, produtos e serviços no mundo online. Já trabalhei para marcas como Champion Relógios, Centro Universitário Moura Lacerda, Espro, Sol Panamby, dentre outros.

Fui cliente de agências: Trabalhei mais de 04 anos no ambiente corporativo, passando por todas as etapas do marketing, desde realizar tarefas cotidianas como atualizar o site, até estruturar o departamento de marketing como criar e acompanhar o planejamento anual de marketing, organizar e gerenciar equipe, dar treinamento para equipe de vendas sobre nossas campanhas, criar indicadores de performance e acompanhá-los para ver a efetividades das ações desenvolvidas.

Caso queira conhecer um pouco mais da minha história, acesse a página “sobre” para entender a Digijoy, conheça meu perfil, essência profissional, ficha técnica, e outras características. Além disso, muitas vezes a gente julga o santo pela obra, não é verdade? Se é nisso que você também acredita, pode ler sobre os casos de sucesso com as estratégias de marketing local para a Louries Pesca, estratégia de SEO e marketing de conteúdo para para a Nobre contabilidade e, por fim, estratégia de posicionamento de marca e presença digital para o Miguel Gomes Coach

Se você está iniciando no marketing digital ou quer ter os resultados que ainda não conseguiu, tenho o perfil ideal para te orientar nessa fase, vamos conversar aqui.

Quando contratar um consultor de Marketing Digital?

Consultoria de marketing digital em barueri, osasco e região: conquiste mais clientes alinhando as atividades do seu time para obter resultados - Digijoy - Consultoria de Marketing digital em Barueri, Osasco e Região

Partindo do princípio que você precise de orientações para estabelecer sua empresa na internet como um todo (ou seja, precise de um profissional generalista), o momento ideal para procurar um consultor de marketing digital é quando você sente que precisa escalar o seu negócio e não sabe como.

Se você já possui um histórico no mercado, sabe como funciona sua empresa e seu mercado, possui uma verba de marketing, um pequeno braço/colaborador responsável por essa área mas não sabe como harmonizar tudo isso para um rumo que lhe traga o retorno esperado, está na hora de chamar um consultor para orquestrar a sua divulgação online por você enquanto você se preocupa com a outra parte tão importante quanto o marketing: seu produto/serviço.

Listei algumas preocupações comuns de empreendedores e profissionais de marketing quando chegam no estágio considerado favorável para obterem a ajuda de um consultor de marketing digital:

• Vê um problema em vendas mas não conseguem definir qual. O consultor de marketing digital te ajudará a descobrir os principais pontos a serem corrigidos ao estudar a abordagem de sua equipe de vendas;

• Já tentou várias abordagens e canais no marketing digital mas não obteve o resultado esperados a nível dos objetivos da sua empresa;

• Não entende a mecânica do marketing digital mas já percebe que esse é um grande caminho para conquistar uma receita sustentável e progressiva;

• Não sabe como organizar a equipe, quais profissionais precisa em seu time, qual a rotina de atividades e como mensurar o resultado das ações para validar o sucesso das estratégias adotadas.

• Simplesmente não sabe por onde começar: se reformula site ou cria um novo, se investe em Google Ads ou Facebook Ads, se manda produto para influencers argumentarem ou realiza uma campanha de E-mail Marketing.

Quando contar com a consultora de marketing digital Digijoy

Se você tem essas preocupações e possui a estrutura mínima para começar em marketing digital (no mínimo 01 colaborador dedicado a isto e uma verba para aplicar em divulgação), conte com a minha experiência em marketing digital para mapear a atuação da sua empresa na internet cobrindo os principais canais e abordagens ideais para a sua marca na internet.

Não importa qual a fase do seu negócio ou o seu objetivo comercial, comigo na estratégia, o marketing digital te dará suporte em todas essas fases e objetivos. Vamos bater um papo, diga-me em que pé seu negócio está hoje, suas ideias e práticas atuais para atração e retenção de clientes e sua expectativa com o marketing digital. Estou disponível aqui

Vamos criar um planejamento para divulgar, engajar e converter as pessoas que se interessam por sua oferta, buscando em médio e longo prazo consolidar sua marca nas principais palavras chaves do seu negócio, nos principais canais de comunicação e atrair as oportunidades que te trarão receita sustentável e previsível.

Como escolher um consultor de marketing digital

O que diferencia um consultor do outro é sua experiência e metodologia de trabalho.

? Experiência ?

Chame o consultor para conversar, veja os resultados que ele já trouxe para outros clientes com quem já trabalhou. Separe um cliente que tenha te chamado atenção e faça a seguinte análise:

  • Pergunte dos desafios/problemas que o cliente atendido trouxe ao consultor;
  • Durante a etapa de pesquisa, qual foi o diagnóstico encontrado nesses cliente;
  • Qual foi o plano de ações desenvolvido;
  • Quais resultados obteve, tanto os tangíveis quanto os intangíveis.

Para sentir mais confiança, pode até solicitar o contato dos clientes atendidos pelo consultor para ter a visão da outra ponta, de quem recebeu o serviço. Esses feedbacks por si só já serão o suficiente para te ajudar a definir se sente ou não confiança no consultor que estuda contratar.

? Metodologia de Trabalho ?

Quanto a metodologia de trabalho, cada consultor terá desenvolvido uma ao longo de sua carreira, basta ver qual a metodologia se adequa melhor a necessidade do seu negócio atual.

No meu caso, inclui na metodologia de trabalhar a marca do cliente além da performance, o que acaba trazendo vários benefícios para a companhia, como melhoria na argumentação de vendas, presença digital mais marcante, trás personalidade para o negócio.

Como funciona a contratação da consultoria em marketing digital da Digijoy

Após o primeiro contato — aquele onde conversamos um pouco sobre sua empresa, seus problemas atuais e suas expectativas com o marketing digital — iremos marcar uma reunião para dar sequência através dos seguintes passos abaixo:

Consultoria de Marketing Digital em Barueri, Osasco e Região - Passo a Passo da Consultoria com a DigiJoy, estrategista de Marketing Digital

1.Apresentação da proposta: através da conversa inicial, serão documentados alguns pontos chaves e estes serão colocados na proposta como sendo o start para nossa investigação e levantamento de todas as informações que ocorrerão na próxima etapa: a reunião de briefing. Nessa parte, também conseguirei dar uma breve pincelada sobre como o marketing digital pode ajudar sua empresa da forma mais genérica possível.

2.Reunião de Briefing: após aprovada a proposta, iremos refinar as informações sobre a empresa, estrutura, mercado, concorrentes e todas as etapas inseridas e acordadas no escopo do projeto. Essa reunião será feita com o decisores da empresa para que sejam alinhadas as expectativas com o projeto de marketing digital junto aos objetivos da empresa nos próximos períodos.

3.Pesquisa de Campo (in-loco): Nessa etapa, faremos algumas análises em sua estrutura para entender o fluxo de informação de um cliente, orçamento e pedido dentro de sua empresa. Nesta etapa, também poderão ser selecionados alguns clientes para a aplicação uma pesquisa para o levantamento de persona.

4.Pesquisa Secundária: para finalizarmos a etapa de pesquisa, analisaremos informações disponíveis sobre seu mercado, concorrentes, e sua presença digital atual. Analisando todos esses contextos, já teremos um diagnóstico sobre pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades a serem exploradas.

5.Reunião de apresentação: é na reunião de apresentação do projeto que será relatado o diagnóstico encontrado e também o plano de ação para atingir as metas e posicionamento da empresa. Nesse momento, é importante estar presente os decisores para que seja alinhada a aplicação das atividades junto a rotina da equipe.

6.Reunião de treinamentos: Os responsáveis por cada setor envolvido no projeto receberá um treinamento apresentando as atividades que deverão ser seguidas para que o plano de marketing digital aconteça de maneira harmonica com a rotina de trabalho atual.

7.Execução e supervisão: Nos primeiros momentos ficarei supervisionando o material que está sendo gerado pela equipe de marketing e a forma de abordagem da equipe de vendas com os leads. Aqui iremos alinhar a prática dos times com as diretrizes do projeto para cada departamento.

8.Período de aprendizagem: após a reunião de treinamento, a empresa poderá contar com até 03 reuniões via skype para suporte em suas dúvidas e desafios. O ideal nesse momento é que os responsáveis reúnam o máximo de dúvidas para serem abordadas pois a quantidade de conference são limitadas. Encerradas as conferences, todas as dúvidas deverão ser tratadas por e-mail ou durante as reuniões de resultados.

9.Reuniões de resultado: Aqui serão levantados os números obtidos com as ações realizadas e também relacionadas as próximas ações a serem ajustadas com base nos dados e insigths obtidos juntamente com as equipes.

Benefícios ao realizar o serviço com a Digijoy

  • Otimização de recursos como tempo, verba e equipe. Sabendo a direção certa, fica mais fácil de chegar aos resultados que sua empresa precisa.

  • Equipe de vendas com o discurso mais alinhado sobre sua empresa.

  • Sua empresa adquire uma personalidade e atrai pessoas que se identificam com ela, ou seja, os clientes que você precisa e que estão dispostos a se apaixonar pelo o que você tem a dizer e a pagar pelo o que você tem a vender.

Resultados de clientes que passaram pela consultoria na Digijoy

Miguel Gomes Coach – Posicionamento de Marca e Presença Digital

O Miguel Gomes, business coach residente de Belo Horizonte, chegou até mim com a o desafio de iniciar sua marca no ambiente digital de maneira mais robusta e agressiva.

Até então possuía um canal no youtube com alguns vídeos depoimentos de clientes atendidos, um site simples com algumas informações de seus serviços e algumas publicações nas redes sociais, porém nada gerava o engajamento esperado e oportunidades de vendas.

Veja como identificamos uma oportunidade para se destacar dos concorrentes business coaches do mercado e como criamos um alicerce digital que o permitiu gerar tráfego sem custo e engajamento com pessoas interessadas em seus serviços.

Nobre Contabilidade – Estratégia de SEO e Marketing de Conteúdo

Localizada na cidade de Osasco, a Nobre Contabilidade, escritório especializado em contabilidade e consultoria em finanças, chegou até mim com um site simples de quatro páginas e que já estava a aproximadamente 03 anos no ar, sem movimentação e tráfego.

O Arthur Nascimento, proprietário da Nobre, dizia que precisava atrair clientes através da internet e acreditava que se fizéssemos um trabalho de movimentar suas mídias sociais, seu problema estaria resolvido em pouco tempo, afinal, acreditava que se divulgássemos para o máximo de pessoas possíveis seria o suficiente para captar mais clientes.

Sua crença estava certa em partes pois, quando se trata de divulgação na internet, alguns passos precisavam ser realizados antes dessa divulgação em si. Descubra o que foi realizado para a Nobre Contabilidade conseguir mais de 10 oportunidades de vendas sem investir 01 centavo em divulgação.

Louries Pesca – Estratégia Marketing Local

A Louries Pesca é uma loja localizada em Osasco especializada em vender artigos para pesca. Neste cliente, a iniciativa de investir em divulgação online partiu de mim quando identifiquei em conversa com o Giva – Proprietário da Loja – que as vendas não estavam muito bem. Veja o que foi realizado em marketing digital para trazer visibilidade para a loja e atrair mais clientes ao estabelecimento.

Dúvidas frequentes

Qual é o papel de um consultor de marketing?

O papel do consultor de marketing digital é analisar o cenário atual e todo o ecossistema da empresa (recursos, histórico, divulgação, concorrentes, carteira de clientes, mercado) e descobrir os melhores caminhos a serem tomados para estabelecer a marca na internet e atingir os resultados comerciais da empresa através de um plano de ação.

O que não faz parte do trabalho de um consultor de marketing digital?

Não faz parte do trabalho do consultor executar as tarefas propostas no plano de ação, porém é válido sua participação no processo de mensuração de resultados para realinhar e orientar os profissionais envolvidos o que deve ser ajustado para o atingimento das metas.

Como me tornar um consultor de marketing digital?

Para se tornar um consultor de marketing digital, você precisa ter conhecimento e experiência na área, seja de maneira específica (aplicado a canais como campanhas em google ads, redes sociais, SEO, etc) ou generalista (entender a mecânica de várias ferramentas ao mesmo tempo).
Não é obrigatório formação ou certificação na área, apesar de te trazerem um grande diferencial como profissional mediante ao mercado e aos clientes.

Vamos conversar sobre Estratégias de Marketing Digital para seu negócio?

O que pode ser feito em marketing digital para o seu negócio decolar? Vamos descobrir juntos? Entre em contato comigo preenchendo o formulário abaixo para analisarmos seu caso e ver o que pode ser feito.

Orçamento de serviços de marketing digital em osasco