Veja algumas definições sobre Marketing Local e saiba como funciona esse serviço na Consultoria de Marketing Digital da Digijoy

Se você não disponibiliza informações do seu comércio na internet, é como se você não existisse para as pessoas que buscam por sua solução - Estratégias de Marketing Local em Barueri, Osasco e Região -  Consultoria de Marketing Digital - Digijoy

Índice de Navegação

1. Quais ferramentas digitais utilizar para fazer marketing local
1.1. O Google Meu Negócio
2. Resultados com o Marketing Local

Marketing local são ações de divulgação da sua empresa segmentando essa força de divulgação para pessoas mais propensas a comprar de você e que estão localizadas no entorno do seu negócio, facilitando a locomoção até sua loja para adquirir seus produtos ou serviços.

Nos meios digitais, podemos dizer que as principais ferramentas de divulgação online permitem fazer anúncios com segmentação regionalizada como no Google Ads, Facebook Ads, Waze. Já nos meios tradicionais, o empreendedor pode contar com flyers, anúncios em jornais e revistas da região, outdoors, busdoor, dentre outras possibilidades. Se ambas formas de divulgação forem utilizadas de maneira estratégica, você tem grandes chances de conseguir resultados como visibilidade, pessoas interessadas em seu comércio e vendas.

Quais ferramentas digitais utilizar para fazer marketing local

Estratégias de Marketing Loca em Barueri, Osasco e Região: No mundo físico, a fachada da sua loja chama os clientes. No mundo Digital, sua ficha no Google Meu Negócio é quem os atrairá. - Consultoria em Marketing Digital - DigiJoy

Eu diria que o segredo não está na escolha das ferramentas, e sim na forma como você as utiliza. Defendo essa visão porque em qualquer ferramenta você consegue aplicar técnicas de marketing local. Um site, por exemplo, todo mundo tem. Porém, se você é uma padaria que tem limitação geográfica de atender os clientes da região, você precisa criar um site voltado para indexar em palavras chaves de pessoas que estão buscando por “padaria em ‘nome do seu bairro’”. A mesma maneira funciona para investimento em Google Ads, a plataforma de anúncios do Google.

No facebook, além de selecionar o perfil das pessoas que deseja atingir, você também consegue limitar a localização das pessoas por raio de quilometragem com relação ao endereço do seu negócio, cidade e estado.

O Google Meu Negócio

O Google lançou uma ferramenta chamada “Google Meu Negócio” que eu acredito ser a mais eficiente para trabalhar o marketing local de pequenas empresas e comércios. Nela, você insere informações textuais da sua loja (endereço, telefone, história, lista de produtos e serviços) além de imagens (fotos da equipe, fachada, partes internas do estabelecimento, fotos de produtos).

Através dessa ferramenta, o Google exibe para o usuário uma listagem de comércios cadastrados e que estão próximos a sua localização geográfica no ato da busca, veja no exemplo abaixo para uma busca que continha a palavra chave “petshop”. As lojas aparecem acima dos resultados orgânicos.

Estratégia de Marketing Local para Petshop em Barueri, Osasco e Região - Consultoria em Marketing Digital - Digijoy
Como a cidade/localização do comércio não foi digitada na busca, o Google exibiu os comércios registrados no Google Meu Negócio que estão mais próximo do computador no qual foi realizada essa busca.

O Google Meu Negócio é a principal ferramenta de marketing local que você deveria investir tempo e energia pois ela capta clientes que estão prontos para comprar, que estão próximos a sua loja e, através do celular, estão pesquisando por um estabelecimento como o seu.

Resultados com o Marketing Local

Em um trabalho realizado no Google Meu Negócio para a loja de artigos para pesca chamada Louries Pesca, o Giva — proprietário do estabelecimento — já acumulou 612 solicitação de rota até o local, ou seja, clientes dirigindo até a loja solicitando rota de GPS fornecida pelo Google Maps, 283 ligações de clientes solicitando informações e 577 visitas ao site da loja que é o Facebook.

Seu comércio já conquistou as primeiras posições nos resultados do Google para a palavra chave “loja de pesca em Osasco” como no print abaixo. Se preferir, faça o teste você mesmo digitando esse termo no Google.

Estratégia de Marketing Local para Loja de Pesca em Barueri, Osasco e Região - Consultoria em Marketing Digital - Digijoy
A Loja Louries Pesca aparece nos primeiros resultados quando um usuário busca por “loja de pesca em osasco”.

Leia aqui a estratégia de marketing local utilizada para Louries Pesca entendendo como conseguimos deixá-la com uma presença digital bem estruturada e rentabilizando muitos negócios, não somente no Google Meu Negócio, mas também no Facebook, Mercado Livre e Whatsapp. E para conhecer um pouco da essência e expertise de quem está por trás dessas estratégias, permita-me apresentar a Digijoy através deste link

Vamos conversar sobre o que podemos fazer para o seu negócio em marketing local? Tem muita gente procurando pelo o que você vende, você apenas precisa divulgar sua loja de maneira criativa e estratégica e eu sei como fazer isso! Me mande uma mensagem no formulário abaixo que retornarei para falarmos melhor sobre seu comércio. Caso você queira uma solução mais completa de Marketing Digital e não apenas focar em marketing local, pode ler algumas definições e conhecer o serviço que presto de consultoria de marketing digital aqui

Vamos estudar uma estratégia de marketing local para seu negócio?


Não tenho1-23-45-67-89-10Mais de 10



Estratégia de Marketing Local