Com todo o trabalho realizado ao longo dos 04 anos de parceria, a Louries conseguiu indexar sua ficha cadastral para a palavra chave mais concorrida
entre as lojas de pesca da região: “Loja de Pesca em Osasco”. - DigiJoy Consultoria de Marketing Digital

Desafio

A Louries Pesca é uma loja localizada em Osasco especializada em vender artigos para pesca. Neste cliente, a iniciativa de investir em divulgação online partiu de mim quando identifiquei em uma conversa com o Giva – Proprietário da Loja – que as vendas não estavam muito bem e, quando o questionei sobre as estratégias de divulgação, comentou que estava anunciando em uma revistas de pesca com 10.000 impressões mensais, veiculada por todo o Brasil e pagando por volta de R$ 250,00/mensal por um espaço publicitário. Ao comentar sobre essa divulgação na revista, não estou dizendo que apenas sua divulgação era responsável pela baixa nas vendas, assim como também não quis dizer que o canal impresso não é eficiente, muito pelo contrário, o canal impresso tem seu valor quando inserido de maneira estratégica num plano mais amplo de divulgação. Porém seu fizéssemos um trabalho online e com segmentação local utilizando o mesmo investimento em mídia, teríamos mais controle do resultado.

Planejamento

Sugeri para ele que fizéssemos uma estratégia de marketing local e de venda online independente dos contratos em andamento com a divulgação impressa e ele topou. Desta forma, inserimos a Louries Pesca no mundo digital criando um canal de vendas no Mercado Livre e um canal para comunicação com os clientes através das redes sociais. Para ganhar presença perante o Google, criamos uma ficha cadastral no Google Meu Negócio, o que tem trazido muitos clientes até a loja e muitas pessoas interessadas em saber mais informações através de contato telefônico.

Execução

Mercado Livre

No mercado livre, criamos uma vitrine de produtos da loja priorizando itens em que tínhamos exclusividade, preço competitivo e commodities – que poderiam ser vendidos em compras casadas. Além disso, também montamos kits de tralhas completos para ser vendido no dia dos pais composto por vara, isca, linha e por fim, molinete, em kits para pesca mais avançada.

Redes Sociais e Google Meu Negócio

Já no marketing local, criamos um perfil empresarial no Facebook e uma ficha cadastral no Google Meu Negócio, dando vida com a identidade visual da loja em ambos canais com fotos do ambiente, da equipe, produtos e qualquer coisa que passasse seriedade e mostrasse que a Louries é uma loja robusta de artigos para pesca.

Como não havia verba o suficiente para criarmos um site, tornamos o Facebook o canal oficial da loja, fazendo o papel do site, onde contamos as novidades, passamos os recados e divulgamos produtos.

O Google Meu Negócio tornou-se o segundo canal de comunicação da Louries, onde foram postadas todas as novidades que também eram divulgada nas redes sociais, trazendo presença e volume de informação. Assim, monstrávamos para o Google que estávamos na ativa e para os clientes, apresentávamos as novidades antes mesmos deles entrarem no site oficial da loja que era o Facebook.

Cadastro de clientes

Também implementamos a cultura de fazer o cadastro dos próximos clientes que frequentassem a loja a partir dali, pegando seu e-mail e número de Whatsapp para enviar as novidades que chegassem a loja.

Portais de Lista Telefônica

Entramos em contato com todos os sites e portais que constavam as informações de contato da loja, como Telelistas.net, guiamais.com.br e misterwhat.com.br, solicitando a alteração do cadastro inserindo o link dos novos canais digitais da Louries Pesca.

Resultado

A Louries ganhou visibilidade e vendas através da internet. No Mercado Livre, já foram realizadas mais de 66 vendas, no Whatsapp, existe uma lista de transmissão com mais de 250 contatos (se você ainda não ouviu falar da lista de transmissão, é um agrupamento de contatos que você faz porém somente o dono do grupo pode enviar mensagens para todos de uma vez. Os integrantes dessa lista apenas recebem as mensagens e não podem interagir entre si).

O Google Meu Negócio também tem trazido muitos resultados. Em 04 anos de ficha cadastral ativa no Google, já gerou:

  • 202.046 exposições da marca para usuários no Google
  • 612 solicitação de rota até o local, ou seja, clientes dirigindo até a loja através da rota do GPS fornecida pelo Google Maps
  • 577 visitas ao site da loja que é o Facebook
  • 283 ligações de clientes solicitando informações
  • 26 avaliações positivas da loja no Google

Com todo o trabalho realizado ao longo dos 04 anos de parceria, a Louries Pesca conseguiu indexar sua ficha cadastral para a palavra chave mais concorrida entre as lojas de pesca: loja de pesca em Osasco. Se preferir, faça o teste você mesmo digitando essa frase na busca do Google, como no print abaixo.

Louries Pesca Indexando no Google Meu Negocio com a Palavra Chave " Loja de Pesca em Osasco". Consultoria de marketing digital desenvolvida por Joyce Santos / Digijoy
Louries Pesca aparecendo nos primeiros resultados do Google com a palavra chave “Loja de pesca em Osasco”

Mensalmente, fazemos o acompanhamento de desempenho da Loja no Google através de um relatório enviado pelo próprio Google e compartilho abaixo os dados que a Louries acumulou no mês de janeiro de 2019.

Relatório enviado diretamente do Google para a equipe da Louries informando o desempenho de sua ficha no Google Meu Negócio no mês de Janeiro/2019 - Consultoria de Marketing Digital Digijoy
Relatório enviado diretamente do Google para a equipe da Louries informando o desempenho de sua ficha no Google Meu Negócio no mês de Janeiro/2019

O marketing digital para negócios locais é um trabalho de crescimento gradual e controlado. Exige de você disciplina, estratégia de conteúdo para que o Google te leia da forma certa e te exiba para as pessoas certas, ou seja, possíveis clientes. Se você está com dificuldade de fazer seu comércio aparecer para quem realmente importa ou prefere deixar essa tarefa para um profissional experiente enquanto você cuida do seu negócio, fale comigo por aqui. Vamos juntos encontrar uma maneira de fazer você decolar!

Atividades Realizadas

  • Abertura de Mercado Livre
  • Curadoria de material de produtos
  • Pesquisa de palavras chaves e criação de conteúdo de produtos voltado para SEO dentro do Mercado Livre
  • Criação e cadastro de produtos no Mercado Livre
  • Criação e gestão de ficha cadastral no Google Meu Negócio
  • Produção de ficha cadastral para Google (produção de fotos da equipe, ambiente, produtos, textos para ficha, cadastramento na categoria, etc)
  • Criação e gestão de redes sociais/Facebook
  • Treinamento de equipe para gestão do Mercado Livre, gestão de redes sociais/Facebook e alimentação de ficha cadastral no Google Meu Negócio.