O que é inbound marketing

Ao contrário do que muitos pensam, os resultados no marketing digital não vêm apenas quando se faz investimento em mídia paga (Facebook Ads, Google Ads). Para quem ainda não tem recursos, o inbound marketing torna-se um grande aliado, pois ele é capaz de conduzir os usuários por um caminho voltado para a conversão, independente da quantidade de tráfego gerado em seus canais.

Inbound marketing é um conjunto de estratégias de relacionamento, desenvolvidas pelos diversos pontos de contato de sua presença digital, visando atrair o usuário pelo que você tem a dizer das necessidades de seus clientes com relação ao seu produto/serviço. Com isso em mente, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto.

A história do inbound marketing

Vamos voltar às raízes para entender o conceito e aplicação do inbound marketing hoje. 

Em 2006, a empresa Hubspot (comercializa produtos de software para marketing de entrada, vendas e atendimento ao cliente) viu a necessidade de criar uma forma de abordagem e engajamento para atrair público para empresas de forma mais certeira.

Foi aí que nasceu a metodologia do inbound marketing, uma estratégia que visa atrair os clientes de marcas e produtos através do desenvolvimento de conteúdos úteis para seus respectivos clientes. Sob essa visão, foi iniciado o desenvolvimento de uma ferramenta que proporcionasse o controle da interação do usuário após a captura através de seus conteúdos úteis produzidos.

O que é inbound marketing: Como funciona o inbound marketing

De forma geral, para você praticar o inbound marketing, basta desenhar o tipo de dúvida que seus clientes possuem em todas as etapas de compra do seu produto (para ir a fundo neste tipo de reflexão, falar com a equipe comercial da sua empresa é uma boa saída).

Reflita sobre as dúvidas e comportamentos que ele tem antes de chegar à conclusão de que precisa comprar o seu produto. Descobrindo esse passo-a-passo, você será capaz de produzir materiais para diversos formatos e canais, como: posts de redes sociais, vídeos para o YouTube, e-books, podcasts, livros digitais, posts em blog e muito mais.

Mas, para te ajudar a organizar o seu pensamento, veja abaixo 05 passos para que você alcance bons resultados com o inbound marketing:

1ª Passo – Calendário editorial

Sabendo do processo de compra do seu usuário, prepare um calendário editorial distribuindo, ao longo dos dias e meses, a entrada e saída dos materiais educativos a serem produzidos. 

Registre a pauta (o que você irá falar), período (quando irá falar) e local (canal em que irá falar). Projete respeitando o seu tempo de produção desse material pois, uma vez iniciado, você não deveria parar esse processo. A constância é a chave do sucesso no Inbound Marketing.

Neste caso, conte com ferramentas planners para te ajudar na organização, como: Trello, RunRun.it e Google Agenda.

2º Passo – Crie o conteúdo

Escolha o canal que será o portador maior da resposta daquele assunto. Após isso, destrinche pelos demais canais, convidando os usuários a consultar seu canal matriz com a resposta completa. Você pode escolher um post blog, série de vídeos no YouTube, uma live ou o que for mais fácil para produzir.

Durante a produção desse material, explique, sem pressa, detalhadamente, a resposta para aquela dúvida, como se estivesse falando com um cliente ou amigo que não entende nada do assunto mas tem interesse no que você está falando.

3º passo – Entrada de leads

Ao longo de seu conteúdo, fomente um diálogo e crie chamadas com o objetivo de capturar informações pessoais do lead que foi atraído até seu conteúdo, como: “nome”, “e-mail” e “celular”. 

Essas informações são úteis para que você identifique as pessoas que têm interesse nos assuntos que você está produzindo. Além disso, são importantes para que você segmente e prepare outras comunicações que te ajudarão com o próximo passo.

4º passo – Qualificação do lead

Esta etapa é uma das principais do inbound marketing, pois, aqui, você terá a oportunidade de separar o joio do trigo, levando à sua equipe de vendas somente quem realmente tem grandes chances de fechar negócio.

A cada interação do lead feita com os materiais produzidos por sua empresa, você poderá dar uma pontuação ao lead. Aquele que tiver mais pontos ou atingir sua linha de corte, mostra que está muito engajado com o assunto e está pronto para receber uma abordagem de sua equipe comercial.

Depois que todos os dados pessoais bem como a interação do lead for enviado para um de seus representantes comerciais, é só usar todas as informações que a ferramenta coletou a favor da negociação e da sua empresa.

Vamos colocar um exemplo abaixo para que você entenda essa mecânica:

  • Um escritório de RH quer aplicar o inbound marketing em sua empresa, visando trazer para o time comercial proprietários de pequenas empresas e que estão procurando um serviço de planejamento tributário. Dessa forma, será criada a seguinte regra na ferramenta:

    1. A cada leitura de um artigo publicado no seu blog, cujo tema está relacionado ao planejamento tributário, pontuar com 10 pontos numa escala de 0 a 100.

    2. Se o usuário se cadastrar no pop-up para receber um e-book sobre como fazer planejamento tributário, pontuar com 30 pontos numa escala de 0 a 100.

    3. Se o usuário preencher, nos formulários, que é proprietário de empresa, pontuar com 50 pontos numa escala de 0 a 100.

    4. Se o usuário preencher, em qualquer formulário, que possui de 5 a 10 funcionários, pontuar com 50 pontos.

    5. Se o usuário abrir os e-mails marketing enviados, pontuar com 10 pontos.

    6. Aos usuários que baterem 300 pontos, disparar um e-mail automaticamente, com os dados de contato do LEAD, para o time comercial apresentar a solução.

5º passo – Pós-venda

A grande chave do e-mail marketing é multiplicar a receita que você conquistou na primeira venda. A metodologia é campeã em gerar engajamento e manter o usuário no universo de comunicação da sua marca. Por essa razão, ela traz resultados consistentes, ou seja, é uma “bola de neve” do bem e sem fim.

Você poderá criar uma régua de relacionamento com o seu cliente após a primeira aquisição, ensinando-o a usar o produto ou passando as vantagens dos serviços que ele acabou de contratar. Além disso, poderá inserir produtos ou serviços agregados ao item comprado, para que ele possa fazer um upgrade em sua escolha.

Percebe que essa régua de comunicação infinita faz com que o seu cliente esteja sempre sendo impactado por alguma comunicação de sua empresa? Essa é a mágica do Inbound Marketing, mágica que denominamos como “relacionamento”.

Vale a pena aplicar inbound marketing no meu negócio?

A resposta é: sim! Qualquer negócio poderá se beneficiar dessa estratégia, uma vez que você está vendendo para pessoas e pessoas só compram seu produto ou serviço quando sentem a necessidade de algo.

Caso você queira saber mais sobre o inbound marketing e entender como o seu negócio pode se beneficiar dele, entre em contato conosco através da página de orçamentos, WhatsApp ou telefone (11) 94338-8883.

Estamos à sua disposição!

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