Uma das apresentações do Growth Summit BR 2018 em São Paulo

Os aprendizados foram muitos para uma primeira edição e, com certeza, o Growth Summit BR entrou para a minha lista de eventos anuais que não posso deixar de ir.

Compartilho abaixo com vocês o que aprendi no evento de maneira geral e algumas lições nas áreas de criação de empresas, crescimento através do marketing digital e construção de times de sucesso.

Geral Sobre o Growth Summit BR 2018

Organização

Antes de falar em conteúdo, quero deixar meus parabéns pela equipe que idealizou e esquematizou o evento. Se você preza por eventos que proporcionam estrutura estratégica pensadas para conforto e usabilidade dos visitantes, bom atendimento, palestrantes e painéis com conteúdos profundos, pontualidade e ambiente que proporcionam geração de ideias e networking, esse é o evento que você precisa visitar o ano que vem.

Pelo que eu pude perceber, as mesmas pessoas que procuraram os palestrantes, arrumaram o espaço e cuidaram da divulgação são os mesmos que estavam lá no dia, atendendo os visitantes, esclarecendo dúvidas e fazendo tudo acontecer. Então, pensa no carinho que essas pessoas demonstraram e depositaram em tudo o que executavam para ter feito valer a pena todo o esforço anterior. No final do evento, todos se reuniram para dar os agradecimentos e nesse instante deram gritos de felicidade, exarando ao público o sentimento de dever cumprido.

Equipe Ace StartUP: Organizadores do evento Growth Summit BR 2018
Equipe da Aceleradora Ace, responsáveis pela organização do evento
Foto: Divulgação | Ace Startup

Conteúdo

Toda a curadoria foi feita por quem já entende de crescimento, sendo a Ace (Aceleradora de startups na américa latina) e a Bossa Nova (Investidores em Startups de Tecnologia já em operação).

O propósito do evento – e bem cumprido por sinal – foi mostrar aos donos de startups através dos painéis, talks e palestras como dar volume e alavancar o negócio. Então muitas histórias foram contadas, muitas estratégias foram divulgadas por quem já passou e está passando pelo estágio de crescimento do negócio. Todas as áreas foram abordadas como legislação (jurídico), divulgação do negócio (marketing), captação de clientes (vendas), captação e engajamento de colaboradores (recursos humanos), faturamento e despesas (financeiro), expansão internacional, dentre outras.

Coloco abaixo alguns pontos importantes que foram abordados nas palestras das quais participei:

  • As pessoas são o maior ativo de qualquer negócio e é essencial ter uma equipe alinhada com a cultura da empresa
  • Como se preparar para captar recursos
  • Qual visão ter sobre o negócio para não deixar que isso tome 100% de sua vida
  • O que pensar nos momentos onde a única saída lhe parecer ser a da desistência
  • Qual as fases de crescimento padrões pelos quais passa um empreendedor de uma startup
  • Histórias e táticas de quem já passou pelo processo, pontuando cada fase de uma startup, seja internacionalização, contratação de terceiros, equipe, boas práticas de relacionamento entre sócios e investidores, como manter produtivas as reuniões, etc
  • Estratégia de saída (caso precise dela)
  • O que espera um investidor de sua startup: 10 vezes mais do que investiu é um “ok” de retorno. 30 vezes mais do investido, vai entrar para a lista de melhor investimento feito na vida.

Isso não quer dizer que devemos embarcar em qualquer ideia durante um pico de empolgação ou sair de uma jornada a hora que as coisas apertarem. Percebi que podemos ganhar tempo e ter mais segurança para começar a se dedicar ao negócio focando a fase de planejamento para responder as perguntas que qualquer investidor faria caso precisasse de um. Ter esses argumentos desde o início fará você acreditar mais no negócio e conseguir agilidade para a tomada de qualquer decisão de impacto em qualquer estágio de sua startup lá na frente. As principais perguntas que conseguir captar são:

  • Qual problema na vida das pessoas/empresas sua ideia nasceu para resolver?
  • Quais são os seus diferenciais em relação aos concorrentes?
  • Qual o tamanho do seu mercado potencial?
  • Quais são as áreas/departamentos da sua empresa precisarão ter dedicação especiais para gerar consistência ao seu negócio?
  • Você e seu sócio entregam alta qualidade nessas áreas que não podem falhar com suas habilidades naturais?
  • Quais são os profissionais que são indispensáveis para seu time?
  • Você sempre vai precisar de gente muito boa nas áreas que dão consistência para seu negócio. Você tem esses profissionais hoje? Qual a qualidade dessas pessoas e a capacidade de entrega delas?
  • Qual a projeção de futuro e recompensas você oferece para esses profissionais?
  • Qual é sua estratégia para captação de novos talentos para essas áreas que precisam de consistência no seu negócio?
  • Em que fase você está da sua startup com relação a carteira de clientes e faturamento?
  • Qual sua estratégia para captação de novos clientes?
  • Quais são os destaques de resultado que você já teve com a operação atual de forma que indique um potencial de alavancar com investimento?
  • Quanto você quer e quais ações pretende fazer com essa grana para crescer o negócio? Relate um passo a passo cruzando tempo x investimento durante este período
  • Com essas ações em vista, quando você atinge o ponto de equilíbrio do negócio e em quanto tempo?

Motivacionalmente falando, amadureci alguns conceitos que já tinha sobre seguir em frente e aprendi outros. Nada melhor do que ouvir a caminhada das pessoas que já chegaram lá para nos inspirar. Abaixo coloco as principais lições:

  • Proteja sua mente de pessoas e ideias que não vão de encontro ao seu resultado final. As pessoas não sabem aonde você quer chegar, então não podem te julgar pelo começo.
  • Apenas aceite pessoas no seu time que tenham objetivos tão grandes quanto os seus e que você perceba que elas podem contribuir com o aprimoramento do seu negócio dentro da especialidade dela. Isso vale para colaboradores, investidores e sócios.
  • Não se apaixone pela ideia inicial, ela irá se transformar e seguir outros rumos para algo maior conforme pessoas forem entrando e dando o melhor de si dentro de suas especialidades.
  • Tenha uma expectativa mínima de qualidade e desempenho de cada novo integrante do time. Caso não atinjam essa expectativa, você não pode segurar essa pessoa, pois a cada sim que você fala para alguém ruim, fecha portas para colocar alguém bom no lugar.
  • Qualquer ideia dará certo, se você passar por todas as fases que precisa passar tanto como pessoa quanto como empresa, então não tenha medo e continue procurando por soluções mediantes aos problemas que vão surgir.
Fases de uma start up divulgada no growth summit br 2018
Fases de uma startup por bossa nova investidores anjos no evento Growth Summit BR primeira edição
  • Mantenha sua essência quando chegar à fase de nervosismo da imagem acima. Fale com pessoas inspiradoras, vá a eventos inspiradores, não desista porque é apenas uma fase e se permita aprender com ela.
  • Você pode considerar que conhece seu negócio e confia em seu plano quando chegar ao nível de resumir e defender todo o trabalho que fez por meses em uma conversa com sua mãe. Esse é o pitch perfeito.

Aprendizados sobre Marketing Digital

Consegui enxergar que o marketing digital é uma grande oportunidade para empresas gerarem faturamento recorrente e isso não se aplica apenas para o mercado de serviços por assinaturas. O Mateus Pestana comenta em sua palestra que customer success é um mindset que desencadeia uma série de ações dentro da jornada do cliente e não pequenas ações pontuais como uma pesquisa de satisfação de NPS (Net Promoter Score). Se você embasar o mindset de customer success em cima da jornada do seu cliente, conseguirá chegar a excelência de resolver seus problemas antes mesmo deles existirem e, é aí que você surpreende o cliente. Ele exemplificou isso com uma história que contou do CEO da Oracle, que passou por um pequeno perrengue para alugar um carro após sair de um voou sentido uma reunião no qual já estava atrasado e procurava alternativas para não se atrasar ainda mais, dando exemplos de abordagens da empresa mediante a esse problema.

Mateus Pestana fala sobre abordagem de empresa que tem seu negócio voltado para customer sucess no evento Growth Summit BR 2018.
Foto: Mateus Pestana fala sobre abordagem de empresa que tem seu negócio voltado para customer sucess no evento Growth Summit BR 2018.

A parte verde é um exemplo de uma abordagem que seria perfeita para uma empresa orientada para customer success e que conhece passo a passo da jornada do consumidor.

Outro aprendizado sobre marketing digital é a constância. O @Andre Siqueira deixou claro em sua breve palestra que a RD Station cresceu com a estratégia de geração de conteúdo constante desde o dia 0 da empresa. Os grandes eventos que eles fazem, servem para ganhar nome e notoriedade como marca onde, mais tarde as pessoas acabam pesquisando na internet, se engajando com seus conteúdos (por serem profundos e ensinarem algo de fato), compartilham e assim chegam a pessoas interessadas em sua solução. Através da sua própria ferramenta, eles captam os dados das pessoas que navegam por seus conteúdos e entregam conteúdos mais segmentados de acordo com o padrão de navegação e interesses delas. Adivinha quem vão aos eventos da RD Station? Exatamente o persona que eles precisam conversar para gerar vendas. Ai seria impossível a conta não fechar, né?! rs.

André Siqueira da Resultados Digitais fala sobre os pilares que mantêm os conteúdos atrativos em sua comunicação empresarial
André Siqueira da Resultados Digitais fala sobre os pilares que mantêm os conteúdos atrativos em sua comunicação empresarial

Por fim, ele finalizou com uma frase que me inspirou a soltar mais minha postura como líder e profissional, essa frase não é dele e não me recordo do autor, mas compartilho porque pode fazer sentido para você também:

Quando não te derem atenção, seja tão bom ao ponto de não conseguir ser ignorado.

André Siqueira, CO-Founder da Resultados Digitais

Aprendizados sobre implementação de Marketing Digital em Grandes Corporações

Implementar essa cultura de marketing digital não é fácil e ouvir isso de pessoas que trabalham em empresas grandes como a Vivo, Serasa Experian e Porto Seguro foi um alívio e, ao mesmo tempo, pesado por saber que a estrada é extremamente longa e ardida e que terei de passar por tudo o que passaram para conseguir chegar aos resultados que sei que consigo atingir.

Entrando em detalhes, os desafios que eles contaram são os mesmos que encontro: tiveram de organizar a casa, registrar os padrões (muitas vezes escondidos, pois seus superiores não os entendiam sua importância, parecia perca de tempo em meio a tanta coisa pré determinada para resolver), arrumar um jeito de contratar gente certa e que possuíssem a mesma pegada profissional que eles, ter a capacidade de envolver pessoas de todos os níveis da empresa no projeto e fazê-las comprar a ideia.

Eles montaram um planejamento que tinha como objetivo resolver um problema real da empresa e levaram para os diretores e equipe no geral. Comprometeram-se a melhorar isso através do digital de maneira gradual, sem prometer milagres, falaram do que precisava em questão de espaço, pessoas, verba e seguiram em frente, com a cara, coragem e pioneirismo, cada um liderando um time, mas unidos pelo movimento de tornar as coisas mais práticas, econômicas e melhores, tanto para a empresa como para os clientes. Para conseguirem fazer os diretores entrarem na vibe (acostumados com os modelos tradicionais de trabalhos e obtenção de resultados), foi um esforço gigantesco de levantamento de dados, (ou melhor, levantamento de fatos que até então não estavam em foco) para conseguir justificar todos os recursos que estavam prestes a liberar. Como eles mesmos disseram, “contra dados não há argumentos e, já que você chega com a solução, não tem porque dizer não”.

Após ter 50% da empresa do seu lado, eles lutaram pelos outros 50%: convencerem as demais equipes da empresa que de certa forma influenciaram nas tarefas e resultados. Como? Metendo o pé na porta! Quando dependiam de algum profissional que dava um prazo absurdo para executar ou dizia não conseguir, buscavam fazer eles mesmos, contratavam gente na mesma pegada e mandaram bala! A equipe foi tão ágil quanto à evolução do marketing digital. Acredito que é assim que tem que ser, testando, errando, corrigindo, acertando, errando, etc. Muita reunião entre a própria equipe para alinhar em que pé cada um estava para conseguir atingir os prazos. Isso é equipe e isso é marketing digital.

Espero que esse breve overview tenha inspirado você a ir ao evento ano que vem. Com certeza também estarei por lá.

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