
Marketing Black Friday: Confira nossas dicas práticas de implementar e de baixo custo que vão fazer você vender mais nessa Black Friday
Faltam menos de 2 meses para o maior período de vendas do ano! A Black Friday chegou no Brasil em 2010 e acontece na última sexta-feira do mês de novembro ou durante a última semana do mesmo mês, nesse período as empresas oferecem preços mais baixos e atrativos para seus clientes.
Falando em sucesso de vendas, também temos o e-commerce que já estavam crescendo e se intensificou após a pandemia, e na Black Friday não foi diferente, pois no ano de 2020, o comércio eletrônico apresentou um aumento de 25% das vendas na Black Friday em relação ao ano anterior, e pensando nisso, para ajudar a sua loja virtual a aproveitar essa oportunidade de vender muito durante esse evento, siga nossas dicas de Marketing Black Friday:
Ofereça Promoções Reais em seu marketing black friday
A Black Friday já foi apelidada de “Black Fraude” após os consumidores perceberem que algumas empresas oferecem descontos falsos, e por esse motivo o público está muito mais atento. Durante a Black Friday, não se deixe levar por essas práticas enganosas, ofereça descontos verdadeiros e que sejam realmente atrativos para seus clientes, para não acabar gerando aversão no público ao invés de aproximá-los.
Oferte variedade de itens
Outra ação ilusória é diminuir os preços somente daqueles produtos que estão encalhados em seu estoque como uma maneira de se livrar deles. Os clientes passam o ano inteiro esperando a Black Friday para pagarem menos em produtos desejados, e muitas empresas realmente oferecem preços acessíveis mesmo em produtos de última linha, então, para não ser passado para trás pela concorrência, ofereça preços baixos em produtos que interessam o público.
Abasteça o seu estoque e prepare sua equipe
Para compensar os preços baixos, vender em quantidade é importante para lucrar na Black Friday, mas lembre-se, os descontos atraem um volume maior de clientes, sendo assim, não é somente o estoque que precisa estar preparado para recebê-los, mas também outras demandas, como atendimento, distribuição, e etc. Por isso, prepare a sua equipe, pois muitos desses clientes estarão comprando na sua loja virtual pela primeira vez e negligenciar o básico (como atendimento, pós vendas, etc) pode determinar que não voltem a comprar nela nunca mais.
Marketing Black Friday: Divulgue sua campanha na internet
Além da redução de preços, o público precisa saber que seu e-commerce estará em clima de Black Friday e, para atraí-lo, invista em divulgação nas redes sociais com banners e vídeos chamativos, também não deixe de disparar e-mails marketing black friday para ajudar na divulgação e na conversão das vendas e utilize essa ferramenta como remarketing para incentivar o cliente a finalizar a compra daquele carrinho que ele abandonou em seu site.
Transmita segurança
Golpes na internet são comuns e na Black Friday não é diferente. Por esse motivo, assegure seus clientes que seu site é legítimo, divulgue todas as informações de contato da sua loja virtual, CNPJ e se tiver, endereço físico. Também garanta o certificado SSL em seu site para proteger os dados dos seus clientes e passar credibilidade. Você pode achar que não mas, falar sobre a segurança do seu site também é uma forma de fazer Marketing Black Friday.
Anuncie nos Marketplaces
Anunciar em Marketplaces é vantajoso para alcançar mais pessoas, pois há grandes plataformas muito conhecidas pelo público onde é possível anunciar gratuitamente, pagando a taxa apenas após finalizar a venda. Por isso, mesmo que você já tenha o seu e-commerce, não deixe de vender nos Marketplaces durante a Black Friday e nas demais épocas do ano, pois alguns clientes utilizam esses sites para comparar preços e vantagens de diferentes vendedores e sua loja pode ser encontrada por lá.
Abuse do Call to Action
Chamar o cliente para a ação é tão importante quanto divulgar a promoção, pois é o que irá incentivar os clientes a tomarem a decisão de comprar o seu produto e não o do concorrente. Para não errar, elabore um Call to Action atrativo e com gatilhos mentais poderosos, como o de urgência, escassez ou algum outro que passe o tipo de comunicação ideal que você escolheu para a sua campanha.
Use o tema Black Friday em todo o site
Até mesmo antes de começar a Black Friday, seus clientes devem saber que sua loja vai aderir a campanha e, os novos visitantes também. Sendo assim, comunique visualmente e de forma agressiva por todo o site sua participação na campanha. Espalhe banners pelo, centralize os produtos que estão em promoção em uma única categoria e se possível, mude a cor do tema durante esse período para a identidade visual da ação.
Dica Extra – Faça bonito no pós venda para perpetuar sua receita pós black friday
A Black Friday te ajuda a vender mais e principalmente, aumentar a sua carteira de clientes, mas para isso acontecer não deixe o comprometimento de lado e entregue o que foi prometido no ato da compra, como prazo de entrega, qualidade do produto, etc.
Para fidelizar os clientes que chegaram até sua loja virtual durante a Black Friday, passe uma boa impressão e, caso algo saia fora do esperado, corra atrás para reverter a situação da melhor forma possível, pois isso ajuda a reduzir reclamações e aumentam os índices de recompra pós Black Friday.
Também busque encantar os clientes entregando além do esperado com pequenas ações, como entregar a encomenda antes da data limite, oferecer cupons de descontos para uma próxima compra e enviar brindes e recadinhos nas embalagens para criar aproximação.
Se interessou pelas nossas dicas e quer saber mais sobre como vender muito na Black Friday? Fale com a gente!