Jogo Slither.io no Mundo dos Negócios

É sobre o jogo abaixo que iremo resenhar neste artigo:

Cmentei com uma amiga a um tempo atrás que gosto de jogar o slither.io para me relembrar sobre a visão de concorrência entre empresas principalmente em mercados onde a disputa é muito acirrada. Assim como ela me perguntou, você deve estar pensando: como assim?

Eu vou explicar:

Coloque-se no lugar da cobrinha em que está comandando como um empreendedor, novo num mercado gigantesco e cheio de concorrentes (demais cobrinhas que não estão em seu controle) navegando no mesmo mapa/mercado e comendo as bolinhas de energias (vamos chamá-las de clientes), lutando para sobreviver. Ao navegar pelo mapa/mercado, percebe que é uma das menores cobrinhas que existe em comparação a outras. Conforme vai navegando e pegando as bolinhas de energia/clientes, vai começando a ganhar corpo e percebe que a quantidade de cobrinhas pequenas é muito grande em comparação as maiores do mapa/mercado.

O objetivo do jogo é ser a maior cobrinha e se manter na posição pelo máximo de tempo possível. Conforme vai passando o tempo, percebe que é obrigado a adotar algumas estratégias para sobreviver como por exemplo, comer as bolinhas de energia/clientes daquelas cobrinhas que infelizmente deixaram o jogo, forçar a morte das outras cobrinhas para roubar sua energia/clientes encurralando-as ou passando em sua frente em alta velocidade, matando quem ameaça a te matar. Você até pensa em ficar grande de maneira orgânica, comendo somente as bolinhas de energia/clientes que estão espalhadas no mapa/mercado mas, percebe que se não se alimentar de bolinhas das outras cobrinhas, seu crescimento será lento e provavelmente será engolido por alguém antes que consiga ser a maior.

Na maior parte das vezes, ser muito ganancioso, buscando o crescimento rápido tendo como única estratégia matar as outras cobrinhas não te leva a grandes resultados de médio a longo prazo pois você sempre acaba atraindo cobrinhas/concorrentes piores que você e que te derrubam com muito mais velocidade e ansiedade. O segredo é manter a calma, deixar o destino desenrolar os fatos em alguns momentos e fazer com que os espertinhos caiam no próprio veneno. Você sempre vai arrumar um jeito de derrotá-los sem precisar fazer muito esforço.

Conforme vai sobrevivendo desafio após desafio, começa a perceber que está ficando grande e que por consequência, seus movimentos são mais lentos aumentando suas chances de sofrer uma trombada. Por outro lado, você não está mais vulnerável a morrer por qualquer trombada pois, existem poucos competidores no mesmo nível que você capazes de te causar impacto. Com o corpo um pouco maior, começa a conseguir armar seu corpo para encurralar e engolir as cobras menores em maior amplitude, com mais facilidade e em maior quantidade, garantindo assim mais bolinhas de energia/cliente conquistados de uma única vez.

As cobras menores matam umas as outras para sobreviver e fica nítido essa disputa entre si mas, quando se torna uma das maiores do mapa/mercado, você e as concorrentes do mesmo nível disputam entre si com menos frequência por terem medo de se chocar e assim comprometerem os ganhos que tiveram até então. É engraçado que quando você era pequeno, não sabia que podia estar lutando para crescer dentro de um ecossistema criado por uma cobra maior e que a qualquer momento ela poderia escolher engoli-lo. As gigantes do mapa sempre se mantem firmes e fortes no mapa/mercado mas, uma hora morrem, seja por traição de uma concorrente do mesmo nível ou por uma estratégia de ataque imprevisível feita por uma cobra menor que a faz sumir do mapa.

No final das contas, ter uma empresa ou fazer uma ideia ir para frente é uma luta diária formada por fases, assim como no jogo das cobrinhas. Um dia iremos cair, mas o que importar é ter energia e vontade para começar uma nova partida e se erguer novamente, só que mais ágeis, mais espertos e com estratégias mais inteligentes por ter aprendido com os erros.

Para Jogar: slither.io

E você, já teve algo parecido ao jogar slither.io? rs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *