Ideias de Conteúdo para Instagram

Pensar em ideias de conteúdo para Instagram pode ser uma tarefa difícil, ainda mais quando falamos do Instagram da sua empresa. Mas calma! Iremos te ajudar a ter um Instagram com conteúdo relevante e se destacar no seu nicho de mercado. Acompanhe até o final do post e saiba como!

As ideias de conteúdo para Instagram não surgem do nada!

Tenha em mente que o que tornará o Instagram da sua marca relevante é a autenticidade do seu conteúdo. As ideias não surgirão do nada, portanto busque referências, entenda o que o seu público precisa e crie conteúdos originais. 

Procure conhecer as redes sociais de outras empresas do mesmo segmento, avaliando como se comportam, o tipo de publicações que fazem e qual a interação dos seguidores com essas publicações.

Erros que as empresas cometem no Instagram

Existem alguns erros comuns presentes principalmente no Instagram de pequenas e médias empresas. Por muitas pessoas cometerem esses erros, às vezes eles podem passar despercebidos e serem continuamente repetidos.

Alguns dos principais erros são:

Transformar o Instagram em um catálogo 

Nem só de produtos viverá o seu Instagram! Ao planejar as ideias de conteúdo para Instagram, é importante pensar em publicações variadas, e não somente mostrando os seus produtos, serviços e preços.

Obviamente é importante e necessário que o seu público saiba o que você comercializa, mas cuidado para não deixar o seu Instagram como uma vitrine onde se olha o preço e vai em busca de algo mais barato. Priorize mostrar o valor da sua marca e do que é feito.

Repostar conteúdo de outras pessoas

Outro problema grave ocorre quando a empresa nem se dá o trabalho de buscar ideias de conteúdo para Instagram, reutilizando conteúdos criados por outras pessoas ou empresas. Esse tipo de publicação tira a credibilidade do seu negócio na internet, prejudicando a imagem da empresa.

Estar distante do público

As redes sociais são locais para relacionamento. Manter a sua marca distante do público, com linguagem formal e engessada dificultará a fidelização de pessoas para a sua empresa.

Agora que deixamos claro os principais erros cometidos pelas empresas nas redes sociais, separamos algumas dicas práticas para te ajudar nas ideias de conteúdo para Instagram.

Ideias de conteúdo para Instagram

Antes de planejar as ideias de conteúdo para Instagram, é importante reforçarmos que essas dicas se enquadram em qualquer nicho de mercado. Quando atreladas a uma estratégia completa para as suas redes sociais, podem potencializar e agilizar os resultados para a sua empresa.

Interaja com o público 

Humanizar a sua marca é uma chave para atrair a interação do público. Apareça nos stories, permita a participação dos funcionários nas redes sociais, responda os comentários de forma personalizada. Tudo isso fará uma grande diferença para o seu público, que se sentirá mais próximo da sua empresa.

Um excelente exemplo disso é a interação gerada com o público pela Magazine Luiza. Através da personagem “Lu do Magalu”, a empresa está em constante interação e conexão com seus clientes e seguidores. 

Você não precisa criar um personagem, mas seguindo nossas dicas já notará uma grande diferença no engajamento do seu Instagram.

Crie posts originais 

Conheça o seu público e produza conteúdo direcionado para ele. Algumas ideias de conteúdo para Instagram práticas são: explicar o uso de produtos, dar dicas sobre como utilizá-los, ensinar coisas básicas sobre os seus serviços. 

Dessa maneira, o seu público terá acesso a um conteúdo rico e explicativo, e não somente a fotos e preços de produtos.

Vamos a um exemplo: 

Uma loja de roupas pode aplicar nas ideias de conteúdo para Instagram posts com dicas de looks, instruções sobre como utilizar determinada peça e apresentação de tendências.

Compartilhe os feedbacks dos clientes

É importante apresentar nas suas redes sociais as impressões e comentários positivos dos clientes, seja com relação aos produtos, ao atendimento ou aos preços.

As pessoas tendem a dar mais credibilidade para estabelecimentos com avaliações positivas e comentários reais.

Compartilhe curiosidades do segmento

Mantendo o exemplo da loja de roupas, poderiam ser feitas publicações falando sobre a história de uma peça de roupa, a origem de cada estilo ou a evolução do vestuário. Curiosidades mostram que sua empresa tem conhecimento da área de atuação, além de apresentar um conteúdo de valor ao público.

Bônus de Ideias de Conteúdo para Instagram

Você sabe como usar o call-to-action no Instagram da sua empresa?

Call-to-action significa chamada para ação. É um convite feito no final de cada post, storie ou conteúdo digital para que o seu público possa interagir de alguma maneira.

Separamos algumas sugestões que você pode usar e adaptar ao final de cada publicação no Instagram:

  • Curta, comente e compartilhe
  • Siga para mais conteúdos como esse
  • Gostou? Marque um amigo nos comentários
  • Ficou com alguma dúvida? Escreva aqui nos comentários
  • Faça o seu pedido através do direct
  • Escreva nos comentários qual mais gostou

Esperamos que essas ideias de conteúdo para Instagram tenham te ajudado a planejar as redes sociais da sua marca.

Caso precise de alguma ajuda ou queira tirar uma dúvida, basta entrar em contato com a nossa equipe de consultores.

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