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Saiba como deixar suas peças de comunicação digital rastreáveis no Google Analytics criando parâmetros nas URL’s através do URL Builder Google

No começo de minha jornada com marketing digital, tive muita dificuldade para conseguir entender a mecânica e rastrear as campanhas de marketing digital.

Após muito conteúdo técnico do próprio Google e tutoriais feitos pelos nossos parceiros internacionais, aprendi a utilizar e hoje compartilho minhas dúvidas e solução sobre esse assunto.

Conceito: o que são UTM’s

As UTM’s (Urchin Tracking Module) são algumas extensões/parâmetros que você acrescentada nas URL’s de destino de suas propagandas e canais externos a seu site para obter (em tempo real ou por acúmulo de dados) o fluxo de navegação e interação que o usuários terá ao chegar nele.

Todas as ferramentas de análise de dados (como o Analytics por exemplo) captam e organizam as informações em seus relatórios para que você consiga ver de forma agrupada o comportamento dos usuários dentro de seu site provindos dos anúncios feito nos canais externos.

padrao de comportamento de criacao de links utms

O que posso colocar na UTM para identificar minhas peças e campanhas de Marketing Digital?

Valores a preencher nos campos campaign, source, medium, term, content e campaign no criador de URL do Google (UTM's)

Como criar as UTM’s no URL Builder Google

O Google criou uma ferramenta que gera as utm’s automaticamente, basta você preencher os termos que deseja nos campos/parâmetros livre.

Acesse o criador de URL’s do Google aqui

Print criador de URL's do Google

Exemplo prático de uma UTM funcionando

Vou pegar uma campanha de Dia da Mulher que fizemos para a Só Marcas Presentes Corporativos recentemente. Costumo rastrear as campanhas de maneira macro e acabo utilizando somente as 3 variáveis que considero básicas para mensuração, sendo a origem (source), mídia (medium), e campanha (campaign).

A primeira peça que quero rastrear no Analytics da empresa é o catálogo virtual da campanha que costumamos fazer para cada campanha que desenvolvemos (inclusive, fiz um post como algumas dicas para explorar a divulgação de produtos em revistas digitais de maneira estratégica). O objetivo é identificar os acessos e comportamento das pessoas que clicaram na revista e foram para o site na sequência.

Link realizado em uma área com o logo da empresa na capa da revista

Campanha So Marcas Presentes Corporativos com link e UTM na URL

Apesar de no print estar aparecendo a url para a home do site, durante o cadastro da revista coloquei a URL de destino direto para a página do produto junto com os parâmetros que preciso na URL. Quando o usuário clicar neste link, será direcionado para o site com os parâmetros da campanha explícitos na URL e, durante toda sua navegação será rastreado pelos parâmetros que passei.

URL site So Marcas Presentes Corporativos com UTM

Os valores/ parâmetros são:

utm_source: calameo

Coloco o canal que o usuário veio, no caso “calameo” é o nome da revista digital. Mas eu poderia colocar “revista-digital” também. Essa variável não muda enquanto estiver fazendo links dentro da revista.

utm_medium: copo-IC00451

Aqui coloco em qual parte da revista que o usuário clicou. Essa variável eu mudarei constantemente de acordo com o local do link, poderia ter colocado “caneca-azul-codigo-da-caneca” ou “capa-da-revista”

utm_campaign: dia-da-mulher-2018

Aqui coloco a qual campanha a revista está tratando para que eu possa ver todos os links provindos da revista de maneira agrupada no Analytics. Essa variável também não muda com frequência enquanto eu estiver criando links para as peças da campanha em questão.

A URL completa será essa:

https://www.somarcas.com.br/1539/produto/copo-plastico-com-tampa-rosqueavel-450ml&utm_source=calameo&utm_medium=copo-IC00451&utm_campaign=dia-da-mulher-2018

Para uma campanha, geralmente criamos mais peças e, vamos supor que eu tenha feito um banner para inserir na home do site GNT http://gnt.globo.com/

Banner home gnt dia da mulher so marcas presentes corporativos

Ao clicar neste banner, o usuário será direcionado para o site com os parâmetros da campanha explícitos na URL e durante toda sua navegação também será rastreado com os parâmetros que passei.

Os valores/parâmetros são:

utm_source: gnt | utm_medium: banner-arranha-ceu-largo | utm_campaign: dia-da-mulher-2018

A URL completa será essa:
https://www.somarcas.com.br/index.php?brindes-e-presentes-para-dia-internacional-da-mulher&vitrine=112&utm_medium=banner-arranha-ceu-largo&utm_campaign=dia-da-mulher-2018

No fim das contas, o Analytics vai interpretar a navegação desses dois canais da seguinte forma:

Interpretacao de utms pelo google analytics

OBSERVAÇÃO: As utm’s não mexem na estrutura da URL da página. São parâmetros que, se tirados, fará sua página funcionar do mesmo jeito. Se um visitante compartilha com um amigo a URL do seu site, por exemplo, e resolve tirar os parâmetros da URL, esse amigo conseguirá acessar o conteúdo sem problemas.

Tipos de informações que conseguem extrair no Analytics utilIzando UTM’s

No Analytics, vá no menu “Aquisição > Campanhas > Todas as campanhas”. Na listagem encontrará agrupados todos os resultados pelo termo que preencheu no parâmetro “utm_campaign”. Se clicar sobre ele, verá a listagem se reagrupar por origem de acesso, ou seja, os termos que preencheu dentro do campo “utm_source”.

Nesse relatório você pode extrair de cada parâmetro:

  • Quantidade de usuários que foram até seu site
  • Quantidade de conversões
  • Quais campanhas performaram melhor
  • Tempo na página
  • Taxa de rejeição
  • Dentre outras

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