Aprenda a Criar uma Revista Online em PDF que Vende

Veja 05 dicas que farão você criar revistas digitais em PDF que vendem. No final do artigo, tem um bônus com exemplos de revistas prontas

Se eu pudesse resumir em uma frase o segredo para gerar resultado com marketing digital de acordo com minha experiência até o momento, diria que é o fato de você conseguir conectar de maneira contextualizada conteúdos que trabalhem as três etapas do usuário (I. Aprendizagem e a descoberta, II. O reconhecimento do problema e a consideração de solução, III. Decisão de compra) nos diversos canais, – incluindo nesse meio as revistas online – até porque nós não temos o controle de qual canal será o ponto inicial de contato do usuário com sua empresa.

As revistas digitais performam muito bem como estratégia de “III. Decisão de Compra” de funil, ou seja, o momento onde você precisa apresentar seus produtos ou serviços para converter, pois consegue gerar um grande impacto visual, passar informações da oferta de uma maneira mais criativa além de conduzir o usuário com mais assertividade até o site para o ponto que você almeja alcançar, ou seja, a compra do seu produto.

As dicas a seguir são resultados de estratégias que pratico no em meus jobs no dia-a-dia, então pegue apenas o que fizer sentido para você. Se você faz de uma forma diferente ou já testou ferramentas diferentes para a conversão de venda de produtos, não deixe de comentar nesse artigo. Um dos principais motivos de escrever este e os próximos artigos é evoluir e contribuir para a evolução do conhecimento com a troca de ideias e estratégias em marketing digital.

1 – Inclua a criação de uma revista na sua lista de peças a produzir para divulgar uma campanha de marketing digital

Quais são as próximas campanhas de marketing do seu calendário? Quais produtos estão inseridos em cada uma delas? Quais peças de marketing irão desenvolver para divulgar essa campanha? Inclua a criação de uma revista digital nessa lista!

Nela você irá trabalhar as principais informações da campanha e da sua empresa de uma maneira enxuta, mas organizada e visualmente atraente. Eu utilizo a seguinte estrutura:

Ideia de estrutura para criar em uma revista online pdf que vende

DETALHE IMPORTANTE: em todas as páginas coloco as informações para contato com a empresa (logotipo, telefone, e-mail e site) porque, muitas vezes essas revistas são impressas – principalmente no ambiente corporativo onde as propostas são decididas após aprovação de mais de uma pessoa – e, se você centraliza suas informações apenas nas páginas de contato, o leitor pode acabar perdendo-a ou tirando-a do montante de papéis, ficando somente com o que realmente importa para sua análise naquele instante.

Crie uma revista para cada campanha e verá seu público criar o hábito de esperar a próxima revista para saber as novidades da campanha. E tudo bem se na próxima campanha alguns produtos se repetirem. O contexto visual, a abordagem que você dará para a campanha e o tempo vigente de ambas serão diferentes, o que fará com que o usuário foque na história que você está contando ao invés dos produtos em si.

2 – Explore por toda a revista o design que seu site não permite na página dos produtos

Utilize a revista para fazer o que não consegue realizar em um site por seguir uma estrutura padrão de comunicação institucional de sua empresa. Explore o visual da campanha em cores, chamadas publicitárias, imagens, elementos visuais. Trabalhe com poucos produtos, deixe-os ampliados e grandes nas páginas para que os usuários vejam os detalhes, pontue os diferenciais de seus produtos, use muitas imagens de utilização e vídeo se tiver.

3 – Coloque link individual em cada produto para sua respectiva página em seu site

Esse é o ponto chave da revista digital, é o que fará com que seu trabalho tenha valido a pena, afinal, criar uma revista digital dá um trabalhinho e no marketing digital um esforço que não dá resultado, não deve ser continuado.

Assim como em banners, e-mails marketing e qualquer outra peça digital, você precisa indicar para o usuário que ele precisa clicar para gerar uma ação. Então faça isso também na revista. Abaixo de seu produto coloque botões de “saiba mais”, “solicite orçamento” ou “comprar agora” e mapeie essa área com link externo para a respectiva página do produto em seu site. Crie o mapa e coloque link na foto, descrição e título do produto pois tem gente que tem o hábito de clicar nessas regiões por intuição e, quando não há link, fica a impressão de que está com problema ou algo do tipo.

Além de links para páginas externas, você também consegue fazer link para páginas dentro da própria revista. Uma dica seria criar link no índice para as páginas respectivas dentro dela.

4 – Use UTM’s para mensurar e agrupar os resultados (cliques, conversões, etc) em seu Google Analytics que vierem da revista

Por ser um canal de fundo de funil como comentei mais acima, vejo em meu Analytics que a revista digital é um dos canais que mais convertem visitas em pedidos/orçamentos. Essas informações, eu só consigo analisar porque utilizo as UTM’s para agrupar os resultados (caso queira descobrir como fazer utm’s para rastrear suas campanhas, leia nesse post. O conteúdo é bem simples e direto, veja lá).

5 – Não jogue um tráfego desconhecido nessas revistas

Como comentei, a revista digital funcionou melhor para mim quando comecei a utilizá-la na última interação do usuário, no estágio de conversão de lead. Com base nisso, não aconselho direcionar para ela um tráfego de novos usuários, ou seja, pessoas que não conhece sua empresa e seus produtos pois, sua a navegação na revista exige certo envolvimento com a sequência de conteúdos que são apresentados e que somente pessoas que te conhecem pode entender com facilidade a mensagem que você quer passar.

Além disso, acredito que um novo usuário já possui por expectativa ser direcionado para uma página web comum após clicar em um anúncio, o que não faz parte da estrutura de navegação da revista com todos seus movimentos e efeitos especiais que tornam a navegação mais próxima de uma leitura física.

DICA IMPORTANTE: Linque o design da propaganda, com o design da revista e com o design dos produtos no site. Dessa forma você conseguirá enfatizar o motivo do porque o usuário está analisando seu produto da propaganda até a conversão, ajudando-o a manter o foco em meio a tantos outros conteúdos de seu site e das outras abas abertas no navegador do próprio usuário.

Bônus (Exemplos de Revistas Online Prontas)

Aqui estão algumas campanhas que envolveram revistas digitais criadas para a Só Marcas, uma empresa que comercializa presentes corporativos com personalizações criativas exclusivas para empresas.

Eternize os momentos: Coleção de Presentes Corporativos na Campanha de Final de Ano 2016

catalogo eternize os momentos colecao de presentes corporativos final de ano 2016



catalogo emocoes colecao de presentes corporativos final de ano 2017



catalogo dia internaciona das mulheres colecao de presentes corporativos final de ano 2017

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