
Capture Leads similares aos seus clientes com as estratégias de Look ALike
As redes sociais sempre foram terras férteis para criar e fortalecer o posicionamento de marca gerando vendas indireta e de médio a longo prazo. Porém, isso vem mudando a cada lançamento de novidades das redes sociais principalmente com suas novas aquisições como o Whatsapp e o Instagram. Cada vez mais o Facebook têm criado formas de fazer conversão direta dentro de sua plataforma para que os marketeiros projetam a jornada do consumidor dentro da rede.
Porém, criar anúncios em si não garantem conversão, existe um passo muito importante dentro do marketing digital que é a segmentação do público e nisso a rede social também tem mandado muito bem. E é sobre a segmentação que vou falar no post de hoje. Existe uma segmentação no Facebook chamado Look Alike.
O que é a segmentação Look Alike?
Nesse formato de segmentação você informa ao Facebook alguns dados cadastrais dos seus clientes atuais e ele te sugere outras pessoas com o perfil e comportamentos semelhantes aos do seu cliente e que estão cadastrados na rede.
Como funciona a segmentação Look Alike?
Para criar essa segmentação e estratégias de Look Alike, você pega os dados cadastrais de seus clientes atuais e ideias (em especial e-mail e número de celular) e sobe na plataforma de anúncios através de um arquivo de Excel. Feito isso, o Facebook localiza essas pessoas dentro da rede, batendo os dados cadastrais que você subiu (e-mail e número do celular) com os dados que os usuários informam ao criarem uma conta na rede. Tendo localizado essas pessoas, o Facebook identifica o padrão de comportamento e interesses desse grupo de usuários e consegue localizar outras pessoas dentro da rede que possuem as mesmas características, ampliando assim o seu público pela semelhança dentro do Instagram e Facebook. Ou seja, bingo! Depois que você colocar seus anúncios para rodar, será a mesma coisa que aparecer milhares de vezes para aquele cliente perfeito que você atende hoje e é por isso que você tem mais resultados de pessoas interessadas no seu negócio quando comparado com a segmentação aberta, ou seja, aquela segmentação que você cria através dos filtros que o Facebook disponibiliza.
No print abaixo mostro em números o caso real das estratégias de Look Alike para uma campanha que criamos para um cliente da área de saúde.

A primeira campanha é para um público de segmentação criada a partir dos filtros do Facebook e a segunda para o público Look Alike de clientes reais que o meu cliente já atendeu ao longo de sua carreira. Podemos ver que, apesar dos anúncios terem sidos exibidos menos vezes, a campanha de Look Alike teve quase o dobro de resultados e o custo por resultados menor. Sem dúvidas, foi a campanha que trouxe mais Leads/oportunidades de negócios.
Vou mostrar para você como fazer a segmentação para estratégias de Look Alike e criar um anúncio de conversão como feito para o cliente acima, onde combinei a segmentação por semelhança e a criação de um anúncio focado em conversão via WhatsApp. Dessa forma você vai conseguir focar em criar um único anúncio que gera oportunidades de vendas e pagando muito mais barato se comparado a outras propagandas de vendas direta.
1 – Abra seu gerenciador de negócios
Ao lado da caixa de notificações, clique na setinha apontada para baixo e escolha o gerenciador de negócio que abriga a página na qual você deseja fazer o anúncio.

2 – Suba sua base de clientes atuais
Antes de buscar pessoas semelhantes aos seus clientes, você precisa subir a sua base de clientes atuais. Para que a plataforma consiga ser mais assertiva em sugerir pessoas semelhantes, o ideal é que você envie um volume considerável de contatos para que ele consiga identificar padrões relevantes. A sugestão que a própria plataforma dá é de ter no mínimo 100 usuários, porém, ele aceita a partir de 03 contatos.
Dica: A base de clientes que você subir ficará separada do público semelhante que será criado posteriormente e você poderá utilizá-la para fazer anúncios a seus clientes atuais dentro do Facebook também. Essa é uma ótima estratégia de Branding e reativação de clientes ativos.
Ao acessar o gerenciador de negócio, clique no ícone de abrir menu localizado ao lado direito do logo do Facebook no topo da página.

Ao clicar, você expandirá o menu de opções e, no final dele, passe o mouse sobre a opção “Todas as Ferramentas” localizada no final do menu e depois, acesse “Ativos > Públicos”.

Ao acessar a área de públicos, escolha a opção “criar público personalizado”

Escolha a opção “lista de clientes” sinalizada abaixo.

E na sequência escolha “Usar arquivo que inclui o valor vitalício (LTV) do cliente”.

Aceite os termos (como sempre rs).

Prepare o arquivo excel com o máximo de informações que tiver de seus clientes e que forem compatíveis com o Facebook representado abaixo. É fundamental que você preencha os campos “e-mail” e “telefone”. Acrescente duas ou três colunas de informações dos seus clientes, como “Nome”, “Sobrenome” e “Cidade”, por exemplo, pois, o Facebook exigirá isso para “aumentar a qualidade do seu público”.

Suba e carregue o arquivo na 2ª etapa. Informe o Facebook que esses dados que estão subindo são coletados de canais que ligam você diretamente com o seu cliente.

Dê um nome para a sua base e clique em “avançar”.

Agora você precisará sinalizar para o Facebook qual é a informação ele deve considerar para encontrar seus clientes. Nessa parte, tomo a permissão para sugerir que insira o campo “telefone”, uma vez que a maior parte dos usuários que navegam pela rede o acessam através desse aparelho. Porém, se a maior parte dos contatos de sua base não contém celular, ai vale a pena indicar o e-mail.

Ao escolher o principal campo de valor, você será direcionado a uma tela para sincronização das informações da sua base com os campos disponíveis no Facebook.

Feito isso, clique em avançar e o Facebook te mostrará quantos contatos subiu para sua plataforma.

3 – Crie o público semelhante
Ao subir sua base de clientes, você será direcionado para a home de opções da sessão públicos novamente e, lá você entrará novamente na sessão “criar público” > “Público Semelhante”.

Escolha a segmentação de público que você acabou de criar em “Público Personalizado”. Ao fazer isso, você estará solicitando ao Facebook para espelhar esses contatos.

Na segunda etapa, selecione o nosso país.

Na sequência indique o grau de semelhança que você deseja com relação a sua base de clientes. A variação vai de 1% a 10% de semelhança com relação aos usuários cadastrados no país e 1% indica mais afinidade de semelhança e 10% indica uma maior distanciação de semelhança. Assim que você for selecionando as variações de semelhança, o Facebook indica o alcance estimado de pessoas que você poderá impactar com seus anúncios. Se sua verba é reduzida, sugiro que coloque 1% para que impacte pessoas altamente semelhantes e assim fazer render a sua verba.

Pronto! Você criou sua lista de clientes e Look Alike dela como representado abaixo e agora poderá inseri-las como público-alvo ao criar um anúncio.

4 – Crie seu anúncio
Você poderá utilizar essa segmentação de público para qualquer objetivo de publicidade do Facebook, seja um anúncio para tráfego no site ou para envolvimento com publicação. Para inserir o público que você acabou de criar, basta inseri-lo na área de “público personalizado” durante a criação de um anúncio, como na imagem abaixo.

Após inserir a lista “público” look alike, você pode ainda poderá utilizar os filtros padrões do Facebook para afunilar ainda mais sua segmentação dentro desse universo de pessoas similares aos seus melhores clientes como, cidade, idade, interesses, e outros dados demográficos.

Gostaram da dica desse mês? Se você já experimentou essa segmentação, me conta nos comentários o que achou e seus resultados e caso queira um contato direto comigo para sanar duvidas ou obter uma consultoria, clique aqui!