Tendências do Marketing Digital para 2020 e Pequenos Negócios Pós Pandemia | Digijoy - Consultoria de Marketing Digital para Pequenos Negócios

Conheça as Tendências do Marketing Digital para 2020 considerando a nova realidade que o Novo Coronavírus está exigindo dos pequenos negócios brasileiros.

Uma coisa é certa, depois desta PANDEMIA, nunca mais seremos os mesmos. Esta crise chegou e assolou as nações com muita sutileza, exigindo da gente ações tão sutis quanto ela, requisitando mais “calma” e mais planejamento em cada ação executada. Como exemplo, podemos citar momentos nos quais necessitamos ir ao mercado e há a preocupação de nos auto policiar, não tocando em locais específicos, não permitindo abraços de pessoas queridas, sempre com a dúvida se tal pessoa possa ou não estar infectada, se há a necessidade de retirar as roupas usadas na rua antes de adentrar em casa.

Todos esses passos milimetricamente planejados e executados simultaneamente em escala mundial realçaram fundamentalmente uma habilidade humana que ainda se encontra em desenvolvimento: planejamento preventivo de problemas mundiais. Estamos dando saltos largos de evolução a um futuro que já nos aguardava: o desenvolvimento das relações interpessoais e comerciais que respeita o meio ambiente na qual vivemos.

Com o mundo dos negócios totalmente desestabilizados, o empreendedor esteve de cabeça para baixo desde que tudo começou e, teve de pensar não apenas na saúde de sua família, como também na de seus colaboradores, na de seus clientes e na saúde de seu negócio financeiramente falando. Nas primeiras semanas da pandemia as ações e medidas adotadas foram pensadas e executadas sob o peso da pressão, impulsividade e medo.

Agora, com mais de um mês do “novo normal”, os efeitos das ações tomadas abruptamente começam a mostrar que as mudanças ocasionadas em seus negócios e em seus clientes não foram tão ruins assim e que, quando se reerguer, estará mais forte, com mais vantagens competitivas, com mais vida.

No artigo de hoje, quero expor as Tendências do Marketing Digital para 2020 e seu pequenos negócios que tenho visto por aí ao acompanhar e ajudar os pequenos empresários e seus clientes com a digijoy.com.br, consultoria de marketing digital especialista em pequenos negócios.

Tendências do Marketing Digital para 2020 e Pequenos Negócios #1:

Confiança

Um pesquisa realizada pela NZN Intelligence e publicada no site E-commerce Brasil em março de 2019, mostrou que 26% da população Uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence e publicada no site E-commerce Brasil em março de 2019, mostrou que 26% da população consumidora do país não realizavam compras online devido à falta de confiança neste formato de compra. Olhando agora para 1 ano depois, no exato momento em que passamos pela crise do Novo Coronavírus, é possível de se perceber que as pessoas estão dando mais valor para as interações digitais, sejam entre elas e seus familiares ou entre elas e as empresas, e profissionais que mais compram e se relacionam no seu dia a dia.

O delivery está salvando negócios ao mesmo tempo, em que supre as necessidades de consumo das pessoas. Para pedir, o cliente é obrigado a ligar, chamar a equipe no WhatsApp ou acessar o site do lojista para realizar a compra.

Em suma, vejo que, depois dessa “experimentação de compra forçada” pela internet, as Tendências do Marketing Digital para 2020 será a entrada de muito mais consumidores e lojistas para vendas e compras online no Brasil, tornando-o uma das principais nações que aderiram à compra online no mundo, reformulando radicalmente os números apresentados pela NZN Intelligence feita em março de 2019 no Brasil.

Tendências do Marketing Digital para 2020 e Pequenos Negócios #2:

Colaboração

Outras Tendências do Marketing Digital para 2020 e para pequenos negócios é a colaboração, que está se transformando no bem maior dessa pandemia. Profissionais que antes cobravam, para fazer entregas seja de um produto ou serviço, estão abrindo exceções e fazendo isso de forma gratuita na internet, trazendo acessibilidade ao público, permitindo-se ser experimentados por uma escala maior de pessoas.

De artistas e profissionais da saúde, a entrega está sendo feita, sem alterar muita coisa nas contas a pagar do seu público no final do mês. Essa “degustação grátis em massa” com certeza vai agregar muito a imagem desses empresários e profissionais pós pandemia, trazendo uma legião de clientes que adoraram suas entregas durante a crise e que continuarão comprando seus produtos e serviços quando “tudo voltar ao normal”.

Tendências do Marketing Digital para 2020 e Pequenos Negócios #3:

Liberdade

Seja entre empresas e clientes ou entre colaboradores e organizações, a liberdade está mostrando ao Brasil que a qualidade de vida pode sim estar associada a alta produtividade, reforçando as Tendências do Marketing Digital para 2020 que diz respeito a força de trabalho no formato home office. 

Confiando seu futuro no desempenho a distância de outros profissionais, os empreendedores brasileiros estão vendo que, independente do local de trabalho, as entregas está acontecendo por parte de seus colaboradores aos clientes. A palavra e promessa de um profissional voltam a ter peso e valor. Fica nítido quem está e não está vestindo a camisa da empresa, quem está ou não está apto a entregar o melhor de si no quesito trabalho.

Tendências do Marketing Digital para 2020 e Pequenos Negócios #4:

Divulgação Online

Trabalho diretamente com donos de pequenos e médias empresas e somente agora, com a paralisação das vendas, eles conseguiram enxergar sem sombra de dúvidas, a força que o digital tem e teve em suas vendas até o momento. Tudo que entra, vem por causa da divulgação online, uma vez que as portas estão fechadas e as receitas do digital não se misturam mais com a receita de vendas ocorridas no ponto de venda. A fonte de receita é única, não tem como negar! Apostar no marketing digital daqui para frente é um caminho sem volta e indispensável para qualquer tipo de negócio, será a concretização das Tendências do Marketing Digital para 2020 formulada a tempos passados.

Tendências do Marketing Digital para 2020 e Pequenos Negócios #5:

Renovação nos Modelos de Negócios

Assim como as vendas, os custos também caíram com o afastamento dos colaboradores do ambiente de trabalho. Com a fase de desespero financeiro um pouco mais amenizada devido às negociações realizadas, os prós e contras dessa descentralização da força de trabalho começam a mostrar algumas oportunidades de voltar ao mercado com vantagens extremamente competitivas pós pandemia.

Para muitos empresários, essa paralisação mundial está servindo como laboratório de experiências para colocar em prática, projetos e ideias que estavam empoeirados na gaveta. Quando retornarem ao mercado, a conversa será outra.

Quem consegue enxergar esse momento como oportunidade, dará saltos largos para o crescimento, assim como está acontecendo a população mundial nesse momento aderindo ainda mais as relações digitais. Neste caso, as Tendências do Marketing Digital para 2020 será trazer a tona toda essa inovação de estratégia e novidades que as empresas lançarão no mercado pós pandemia.

Enfim, chegamos!

Espero ter ajudado alguém com esse texto. O fato de imaginar que alguém adaptou os argumentos apresentados aqui a seu próprio negócio, já me fez ganhar o dia. Se me avisarem que as mudanças aconteceram através dos meus canais abaixo, terei ganhado o ano.

Abraços e até a próxima!

Fale comigo >> https://digijoy.com.br/contato/
Adicione-me no Linkedin >> https://www.linkedin.com/in/joycesantosap/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *