Marketing Local: 07 Estratégias Digitais Práticas Para Destacar O Seu Comércio

Volte direto ao ponto:

1 – Crie sua ficha no Google Meu Negócio
2 – Fale a língua de seus clientes
3 – Renomeie os arquivos com palavra-chaves de sua especialidade e localização
4 – Quando for realizar anúncios, limite a divulgação a cidades ou bairros próximos
5 – Coloque sua cidade de atuação nas descrições e títulos de seu conteúdo
6 – Não pare de publicar e dê tempo ao tempo
7 – Comunicação offline também é válida. Estenda o contato de seu cliente para o digital

Faz parte do desafio diário de todo dono de comércio, convidar o público para entrar na loja, experimentar o produto ou entender o serviço que oferece.

Faz parte dos pensamentos desses empreendedores também aquela matemática básica: se “X” pessoas que passam em frente a minha loja entrassem e experimentassem meu produto, conseguirei vender “X%” e terei “R$ XX.XXX” de faturamento a mais. Isso é comum de acontecer e, inclusive muitos acabam realizando estratégias de Marketing Local offline para alcançar essas metas como, panfletagem na frente da loja, vendedores convidando o público para entrar, experimentação, contratação de animadores, dentre outras práticas.

Todas essas práticas são válidas e ajudam muito a criar interação entre sua empresa e seu cliente, porém elas exigem um investimento e esforço constante, além de atingir uma grande parte de pessoas que não estão prontas para comprar de você. A real venda acontece quando a iniciativa parte do cliente em procurar pelo o que você vende e as ações de marketing local feitas no ambiente digital são especialista em captar esses negócios.

As estratégias de marketing local online são muito eficientes para comércios que tem limitação geográfica de atendimento como padarias, restaurantes, barbearias, lanchonetes, bares, dentre outros, porém, você tem que desenvolver ações detalhistas no conteúdo que você publica para conseguir fazer o Google te reconhecer e te exibir para as pessoas que estão procurando por sua solução. Continue lendo esses artigos para conhecer essas estratégias.



1 – Crie sua ficha no Google Meu Negócio

marketing digital conteudo para pequenas empresas crie sua ficha no google meu negocio - digijoy estrategias de marketing local em barueri osasco e regiao

Ter uma ficha no Google Meu Negócio é uma tarefa tão obrigatória quanto sinalizar a fachada da sua loja com o que você é e o que você vende, caso contrário, os clientes passam reto, vão para o concorrente que está bem sinalizado e sendo exibidos para quem busca por seus produtos ou serviços.

1.1 – Cadastro da sua ficha

Através da sua conta Gmail, você vai passar algumas informações para o Google sobre seu estabelecimento para que ele retransmita as mesmas informações aos usuários que pesquisam por você ou pelo que você vende de uma maneira mais harmônica em sua página de resultados.

  • Nome do seu estabelecimento
  • Dias da semana e horários de funcionamento
  • Telefone para contato
  • Descrição da loja onde você poderá explicar o que vende, falar um pouco dos fundadores, da história, expor os diferenciais da loja, sua especialidade, categorias de produtos ou serviços, formas de pagamento, e tudo o que você puder dizer que chame a atenção das pessoas
  • Colocar foto de seus produtos
  • Fotos do ambiente interno, externo, equipe e expor a identidade visual da loja para passar credibilidade e transmitir confiança.

Essas informações são distribuídas na ficha da seguinte forma:

Anatomia da Ficha Cadastral no Google Meu Negócio - Digijoy Consultoria de Marketing local em Osasco, Barueri e Região

1.2 – Verificação da sua ficha

No mesmo instante em que você cadastra sua empresa, o Google vai analisar sua ficha e entrar em contato com você para verificar o local, seja através de uma ligação no estabelecimento, chamada de vídeo conferência ou envio de uma carta no endereço cadastrado. Após o ambiente ter sido verificado pela equipe do Google, sua empresa estará pronta para ser exibida para usuários que estão navegando e pesquisando.

1.3 – Faça publicações

Como numa rede social, no Google Meu Negócio você pode fazer postagens das novidades, publicar produtos, criar eventos, e divulgar ofertas do seu comércio. Se alimentado com frequência, você terá mais chances de alcançar uma gama maior de pessoas pois, em cada postagens, você coloca palavra-chaves que diz quem você é e o que vende, dando ao Google mais munições para te entender e te posicionar quando buscarem pelo que você vende.

Então, use e abuse das publicações e, tudo o que for postado em suas redes sociais, coloque no Google Meu Negócio também! Lembre-se sempre: o Google não lê imagens ou vídeos, mas valoriza páginas que trabalham vários formatos de conteúdo, então utilize-os também além de textos.
Se você está com dúvida sobre o que publicar, continue lendo esse artigo pois, um pouco mais adiante eu te darei um norte editorial para que saia da zona óbvia de postar somente propaganda de seus produtos ou serviços.

1.4 – Interação com usuários

Os comentários são a porta de entrada para a confiança. Elas funcionam como indicação de clientes na interação do dia a dia, eles chamam novos clientes. Então invista em saliva para pedir aos seus clientes comentários sobre sua loja em sua ficha do Google Meu Negócio. 

Quando usuários acessam sua ficha e veem depoimento de outros clientes, ali mesmo eles já tem parâmetros para formar uma opinião sobre você e te julgar (para o lado bom ou ruim) antes mesmo de entrar no seu site ou enviar uma mensagem. Se as avaliações em sua maioria são positivas e você está presente em todos os comentários, respondendo, agradecem quando forem positivos e conduzindo para uma solução quando negativos, a percepção que você causará nas pessoas será de atenciosidade e profissionalismo, ou seja, tudo o que um cliente quer ao comprar um produto ou contratar um serviço.

1.5 – Leia e entenda os relatórios do Google Meu Negócio

Sempre veja os relatórios do Google Meu Negócio para descobrir o desempenho de sua ficha. Assim, você vai conseguir entender o comportamento das pessoas com relação ao conteúdo que está sendo postado e refinar suas imagens, textos e vídeos publicados de modo a chamar mais atenção dos usuários.

Nos prints de relatórios abaixo você pode ver o desempenho da ficha de um cliente que atendo do último trimestre.


1.5.1 – Relatório de Palavra-Chaves que Ativaram a Ficha

Nessa tela, podemos ver que as primeiras palavra-chaves que estão ativando a ficha cadastral da empresa no Google são genéricas como “pesca” e “pescaria. Porém, na sequência aparecem as palavra-chaves que estamos trabalhando para ser indexados desde o começo do projeto, ou seja, palavra-chaves mais específicas e que de fato tem mais chances de trazer clientes interessados para a loja como ” Loja de pesca em Osasco”, “Loja de pesca” e “casa de pesca em Osasco”. Ou seja, isso mostra que devemos continuar trabalhando o conteúdo que estamos desenvolvendo pois estamos conseguindo nos posicionar nas palavra-chaves que desejamos.

relatorio de palavras chave google meu negocio exemplo real consultoria de marketing local digijoy em barueri osasco e regiao

1.5.2 – Relatório de Perfil de Buscas

Nos gráficos abaixo, conseguimos visualizar o perfil das buscas no período. Podemos saber se os clientes que fizeram a busca no Google previamente chegaram até sua ficha pesquisando por um produto, serviço ou categoria (perfil de pesquisa descoberta), se buscaram no Google o nome da sua empresa (perfil pesquisa direta), ou se encontraram sua ficha ao pesquisar o nome de um concorrente ou marca relacionada ao que você vende (perfil de pesquisa por marca).

No caso do print 01 (loja de pesca), constatamos que 44,9% das 4.214 buscas realizadas foram feitas ao digitar o nome da loja no Google, mostrando que o trabalho de branding/posicionamento da marca que está sendo feito nas postagens do Google Meu Negócio e em outros canais – como redes sociais e comunicação offline – está surtindo efeitos e impulsionando o a presença online do cliente.

Já no print 02 (um restaurante também localizado em Osasco), 69,9% das 1.480 buscas do período foram ativadas de maneira exploratória ao pesquisar pelos produtos do estabelecimento. Nesse caso, um trabalho de branding precisa ser intensificado em paralelo pois, como diz a lei do marketing, é mais fácil e lucrativo vender para quem já te conhece do que conquistar um novo cliente.


1.5.3 – Relatório de origem das buscas

No relatório abaixo, pudemos ver qual origem gera mais visualizações para sua ficha: se na página de pesquisa do Google ou se diretamente no Google Maps. No exemplo da Loja de Pesca abaixo pudemos afirmar que as exibições da ficha são mais frequentes dentro do aplicativo de GPS Google Maps, indicando uma ação direta do usuário para dirigir até o local.

relatorio origem de visualizacoes da ficha google meu negocio digijoy consultoria de marketing local em barueri osasco e regiao

1.5.4 – Relatório de ações na ficha e região de solicitação de rotas

Somado aos dois próximos relatórios expostos a seguir, temos a confirmação desse comportamento, uma vez que as principais ações dos usuários com a ficha é solicitar rota via GPS até o estabelecimento, na maior parte das vezes deslocando-se de outras cidades, extrapolando a zona de atuação da loja que é a própria cidade de Osasco e cidades vizinhas como Barueri, Carapicuíba e Região.

relatorio acoes dos usuarios google meu negocio consultoria de marketing local digijoy em barueri osasco e regiao
relatorio regioes de ativacao da ficha geografica google meu negocio consultoria de marketing local digijoy em barueri osasco e regiao

O alcance da ficha e da marca do cliente são muito poderosas. Em conversa com o proprietário do estabelecimento, descobri que:

Os clientes que visitam a loja fora de Osasco a procuram principalmente pela qualidade do atendimento e melhor preço, mesmo havendo uma loja de pesca ao lado da casa desses clientes distantes.


1.5.5 – Relatórios de comparação do desempenho entre você e seus concorrentes

Os próximos relatórios são muito interessantes pois eles comparam seu desempenho com a média da performance dos concorrentes dentro do Google Meu Negócio.

No primeiro print abaixo, pudemos ver que a ficha do meu cliente da loja de pesca está acima de média de seus concorrentes com fotos publicadas de nossa autoria como proprietários do estabelecimento e, por serem fotos mais profissionais, acabam chamando mais atenção.

relatorio loja versus concorrentes quantidade de imagens no google meu negocio consultoria de marketing local em barueri osasco e regiao

Dessa forma, também conseguimos ser a ficha que atinge maior visualização de fotos quando comparamos o desempenho das visualizações de fotos nas fichas dos concorrentes, confirme no relatório abaixo. Ou seja, estamos com uma ficha robusta com relação aos concorrentes e, quanto mais fotos publicarmos com qualidade profissional, mais superior seremos em relação aos concorrentes e será obtida maior visibilidade para a loja.

relatorio loja versus concorrentes no google meu negocio consultoria de marketing local digijoy em barueri osasco e regiao


2 – Fale a língua de seus clientes 

marketing digital conteudo para pequenas empresas divulgarem digijoy estrategias de marketing local em barueri osasco e regiao

É possível resumir este tópico na seguinte frase: não fale sobre você, fale sobre o que seus clientes querem ouvir que, no fundo, não é nada além de encontrar a solução para resolver seus problemas.

Você pode até cogitar que não mas, você conhece seus clientes. As pessoas que vão em sua loja física são as mesmas que navegam pela internet e, em ambos ambientes as dúvidas são as mesmas. Então todas as dúvidas que são levantadas em sua loja física, anote-as e trabalhe-as em suas redes sociais, no Google Meu Negócio, pelo seu site, em seu blog e qualquer outro canal de comunicação.

Essas dúvidas do mundo físico valem ouro na internet pois chamarão a atenção das pessoas que navegam e buscam pela mesma resposta, ou até mesmo nem chegaram a essa dúvida ainda, permitindo você estar um passo a frente de suas necessidades.

No blog, esses conteúdos são ainda mais valiosos pois atrairão diretamente a atenção das pessoas que vão direto ao Google buscar respostas e isso gerará tráfego para o seu domínio, agregando valor a sua empresa aos olhos do buscador.

Trabalhar com as dúvidas de seus clientes é uma maneira de fugir apenas do conteúdo técnico sobre sua empresa, produtos ou serviços. 



3 – Renomeie os arquivos com palavra-chaves de sua especialidade e localização

renomeie os arquivos que subir na internet descrevendo sua especialidade e localizacao - estrategias de marketing local - digijoy consultoria de marketing local em barueri, osasco e região

Dentre todas as técnicas de SEO, renomear os arquivos de imagem, áudio e vídeo também tem seu peso e, para pequenos comércios que possuem sites e blogs, essa atitude gera uma grande diferença quando você inserir no nome do arquivo

  • Uma descrição do que se trata a imagem
  • Coloca o nome da sua loja e sua especialidade
  • Sinaliza sua região de atuação

Exemplo de arquivos renomeados para a seguinte estrutura: descrição da imagem, especialidade do negócio e localização - Digijoy consultoria de marketing local
Exemplo de arquivos renomeados para a seguinte estrutura: descrição da imagem, especialidade do negócio e localização

O Google lê textos e agrupa esses textos em assuntos detectando neles um padrão de palavra-chaves utilizadas. Além da renomeação do arquivo, também é importante você inserir esses textos no campo “alt” ou “Texto Alternativo” que geralmente existem nas ferramentas ao cadastrar uma imagem.

Em canais abertos para a leitura do Google como seu site ou um Blog, suas imagens começarão a ser indexadas no buscador, principalmente na parte de busca por imagem, como no print abaixo.

imagens louries pesca indexadas no google imagens - digijoy consultoria de marketing local em barueri osasco e regiao


4 – Quando for realizar anúncios, limite a divulgação a cidades ou bairros próximos

Quando for realizar anúncios, limite a divulgação a cidades ou bairros próximos - Digijoy Consultoria de Marketing Local

Eu sei que você tem um negócio incrível, com um potencial de crescimento gigantesco se divulgado para o máximo de pessoas possíveis. Sei que se você fizesse uma propaganda na TV anunciando o melhor do seu negócio e todos os seus diferenciais, você ia trazer muitas pessoas interessadas em comprar de você.

Porém, entendo também que em um comércio local, a verba de divulgação é limitada pois o dinheiro que entra também precisa ser investido em outras áreas tão importantes quanto a divulgação. E é por isso que te recomendo usar com sabedoria a verba que tem de divulgação, segmentando nas ferramentas de anúncios sua mensagem apenas para os bairros e cidades próximas a seu estabelecimento juntamente a outros filtros. É aquela história, comece pequeno, atraia a atenção de quem tem mais chances de comprar de você, que o negócio começará a ganhar corpo.
A plataforma do Facebook e Google Ads são ótimos aliados nesses momentos. 

Na plataforma do Facebook Business, você consegue criar anúncios que vão para o Instagram e também para o Facebook, afinal, as duas plataformas pertence a um único dono. No print abaixo mostro o local que pode fazer isso.

segmentacao anuncio facebook identificado para bairros facebook business - digijoy consultoria de marketing local
Segmentação de bairros no Facebook Business

Na plataforma do Google, Ads, você consegue criar anúncios para diversos canais do Google, como a página de busca, anúncios no Youtube ou Sites Parceiros. Juntamente com outros filtros básicos, você pode escolher a sua cidade de atuação. Ao contrário do Facebook, o Google não nos deixa fazer segmentação por bairros então, o mínimo que você consegue chegar são as cidades.

segmentacao anuncio google ads segmentando cidades - digijoy consultoria de marketing local
Segmentação de cidade no Google Ads


5 – Coloque sua cidade de atuação nas descrições e títulos de seu conteúdo

coloque sua cidade de atuacao nas descricoes e titulos de seu conteudo digijoy consultoria de marketing local em barueri osasco e regiao

Para explicar essa dica, convido você a imaginar sua loja. Dentro dela existe diversas categorias de produtos e, dentro dessas categorias, existem subcategorias que dentro dessas, possuem mais algumas subcategorias. Na internet não é diferente. Existem diversos “setores” de buscas com sub e mais subcategorias por dentro.

A ideia dessa dica é fazer com que você distribua nos textos e títulos do seu site palavra-chaves utilizando a sua cidade para indexar em buscas dessa região. Dentro dessa analogia de categorias, você abrangendo a última categoria da escala geral, pois é mais fácil conquistar acessos através delas, uma vez que poucos concorrentes as trabalham em seus conteúdos e as poucas pessoas que as digitam no Google, estão demonstrando um alto interesse em visitar seu comércio por digitar sua cidade e regiões próximas.

Pegando como exemplo o meu cliente da loja de pesca, podemos ver na imagem abaixo claramente essa setorização de buscas, com a alta escala da categoria sendo “buscas amplas” e a mais baixa classificação da categoria sendo “buscas regionalizadas”.

volume de busca para palavra ampla pescaria e dificuldade em indexacao de seo - digijoy consultoria de marketing local em barueri osasco e regiao

Nesse caso, a busca ampla – simbolizando a categoria principal de sua loja – possui um grande volume de pesquisas mensais e uma difícil indexação no Google por ter mais concorrentes com conteúdos na mesma palavra chave (SEO dificculty). Já a busca regionalizada – simbolizando a subcategoria de sua loja –  apresenta um volume de buscas mensais menor e tem fácil indexação no Google por ter poucos concorrentes trabalhando em seus conteúdos. Em ambas buscas, as palavra-chaves de sugestões apresentam o mesmo comportamento.



6 – Não pare de publicar e dê tempo ao tempo

nao pare de publicar e de tempo ao tempo digijoy estrategias de marketing local em osasco, barueri e região

Não pare de postar conteúdo em seus canais mesmo que nos próximos meses não chegue pessoas interagindo com sua empresa mediante a todo esse esforço. Assim como seu negócio, a divulgação online não costuma apresentar resultados instantâneos. Imagine que existem mais de 1 bilhão de páginas na internet e, diariamente o Google coloca seu exército de robôs para ler cada uma delas espalhadas por todo o mundo. Então, até o Google entender o que você faz, te categorizar em um determinado assunto e te exibir para as pessoas que procuram por eles, leva um tempo. Não espere obter resultado em menos de 06 meses a 01 ano.

Por isso que é importante manter a frequência de postagens, quanto mais você postar, mais o Google tem munições e conteúdo para entender o tipo de assunto que você trabalha e te ajuda a indexar para as pesquisas certas.



7 – Comunicação offline também é válida. Estenda o contato de seu cliente para o digital

comunicacao offline tambem e valida estenda o contato da sua marca com seus clientes para os canais digitais digijoy consultoria de marketing local

Uma premissa básica para qualquer comunicação offline é criar curiosidade nas pessoas sobre sua empresa ou uma oferta. Na maior parte das vezes, as pessoas que são impactadas por seus panfletos, cartazes e outdoors não estão com a necessidade imediata de comprar de você.

Porém, se você inserir um passo antes da compra estendendo a interação para seus canais digitais, você terá uma chance de ajudar com conteúdos que as auxiliem a encontrar uma solução para seus problemas, até o momento em que despertem para a necessidade e realizem a compra.



Gostou? Receba muitos mais conhecimento para alavancar seu negócio

Eu espero que essas dicas de marketing local tenham ajudado você. Saiba que em minhas redes sociais publico diariamente muito mais informações e conteúdos que ajudam o pequeno empreendedor, e eu quero convidar você a me seguir por lá também. Escolha qual é a melhor para você nos links abaixo.

Prefere adquirir conhecimento no mesmo lugar em que se diverte?
Siga-me no Instagram

Prefere adquirir conhecimento no mesmo lugar em que se atualiza profissionalmente?
Siga-me no Linkedin

Prefere adquirir conhecimento por e-mail
Assine minha Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *