criacao de sites em osasco barueri e regiao agencia e marketing digital digijoy

Pode ser tentadora a ideia de criar um site de custo zero, passando a bola para seu filho ou sobrinho desenvolvê-lo, uma vez que eles “sabem mexer na internet” e você não precisará pagar algum profissional ou agência para desenvolver um para você. Dependendo do seu objetivo, criar o próximo site com seu filho ou sobrinho pode não ser uma boa ideia e irei explicar o porquê mais adiante, porém, existem alguns momentos em que essa pode ser uma boa estratégia, principalmente quando colocamos na balança o cenário atual do seu empreendimento.

Observação: quero deixar claro que não estou tentando tirar a sua razão em criar o site com seu filho ou sobrinho, meu objetivo com esse texto é conscientizar você para se preparar para o próximo passo, num nível mais profissional de atuar na internet e assim começar a captar oportunidades de vendas reais alinhadas com o seu perfil ideal de cliente.

Quando criar seu site com seu filho ou sobrinho?

Como uma profissional de marketing digital que já trabalhou com centenas de negócios incluindo criação de sites para diversos setores, posso dizer com a mais convicta certeza que, não tem mal nenhum em seguir por essa linha de custo zero com seu filho ou sobrinho se:

  1. Você está pensando apenas em ter um site portfólio para utilizar em abordagens com clientes pessoalmente no seu dia a dia;
  2. Sua estratégia de tráfego para esse site será apenas pela distribuição de cartões de visita físicos, panfletos quando faz visitas em clientes ou participa de eventos;
  3. Você não espera trazer negócios reais e acessos de pessoas que realmente comprariam de você organicamente sem investir em publicidade;
  4. Sua estratégia de tráfego e vendas será via anúncios digitais como Google Ads, Facebook Ads, etc;
  5. Sua estratégia de vendas são 100% indicação e não precisa correr atrás de novos clientes.

Quando criar seu site com uma agência ou profissional de marketing digital?

Quando você quer escalar seu negócio e conquistar clientes pela internet, diminuindo gradativamente os custos com publicidade e focando em ações para expandir sua marca, eu sugiro que contrate um profissional para te ajudar com isso. Além desses profissionais saberem as técnicas necessárias para criação de um site dentro dos padrões de qualidade do Google, eles também possuem experiência e conhecimento em comunicação, o que vai muito além da construção de um site e que pode guiar sua empresa a se posicionar na internet com um método diferenciado para atrair cada vez mais oportunidade de vendas.

Criação de site com pessoas sem experiência x com experiência

Como falei, dependendo do seu objetivo e cenário atual do seu negócio, pode ser uma boa criar o site com seu filho ou sobrinho quando não possuem conhecimento técnico e experiência, mas entenda que o site criado por ele não deve ser encarado como definitivo – por mais bonito que tenha ficado – e você já deve prever a migração para uma plataforma mais profissional.

Uma dica importante que te dou é: não se engane pela beleza do site. Pessoas não profissionais da área sempre recorrem a desenvolver sites em plataformas para criações rápidas e com o visual bem atraente mas, geralmente essas plataformas são projetadas para proporcionar uma experiência incrível de criação de sites para não profissionais, com maior apelo visual como entrega final. Uma vez focando na experiência do usuário, essas plataformas deixam de lado as exigências do Google para melhores posicionamentos nos resultados de pesquisa. O WIX é uma dessas plataformas.

Saiba que existe um universo de pessoas que estão na internet pesquisando pelo seu produto ou serviço nesse momento e o seu site simplesmente não aparece porque, essas plataformas de construção simples de site geralmente são bem limitadas e te incapacita de aplicar técnicas de SEO importantes para a indexação do site no Google, como, por exemplo, inserção de metadados. Outro ponto para considerar é o nível de conhecimento do seu familiar que executará o site: se ele não tiver a técnica de marketing local necessária para utilizar a distribuição correta de palavras-chave pelas páginas do seu site e outras ações pontuais de SEO, seu site não terá um desempenho como você espera.

Então, quando estiver pronto para investir na extensão da sua empresa para o mundo digital – ou seja, criar seu site – chegue para a agência ou profissional com o argumento de que precisa de um site bonito, fácil de administrar, funcional para o usuário e que atenda as necessidades de indexação do Google.

Faz sentido para você essa abordagem? Deixe nos comentários sua visão sobre esse assunto ou escreva para mim através desta página.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *