
Antes de começar, quero contextualizar que a cada dia que passa, os brasileiros têm tomado cada vez mais consciência da gravidade da crise pelo qual estamos passando com o novo Coronavírus (COVID-19), tanto empresas como pessoas estão todos buscando cada vez mais seguir as medidas e orientações do governo nacional e organização mundial da saúde.
Sendo assim, as possibilidades de se adequar a essas exigências têm mudado cada instante mediante as novas orientações a respeito da prevenção do novo Coronavírus. Relato abaixo algumas medidas que já estão sendo tomadas por algumas empresas mediante ao cenário no qual nos encontramos nesse momento e que talvez possam fazer sentido para sua empresa também.
Temos que ter sempre em mente que lidamos com pessoas e, aproveito esse espaço para prestar um serviço rápido de orientações passadas por meus sócios da Nobre Contabilidade & Finanças da qual também faço parte liderando o time de Marketing. São profissionais da área de contabilidade, administração e gestão que caminham junto comigo na agência de Marketing Digital Digijoy — na qual sou fundadora — dividindo o mesmo propósito: ajudar as pequenas e médias empresas a escalar.
Diretrizes para Administração e Gestão
Dê férias coletivas a seus colaboradores.
Proponha um comum acordo com seus colaboradores para liberar neste período de crise as férias coletivas. Além de liberá-los para cuidar de si e de sua família de forma integral, você também reduzirá os prejuízos financeiros que poderia sofrer com a crise, antecipado um valor que já está previsto em seu orçamento anual.
A lei já prevê que esse recurso seja utilizado em momentos como esses, veja direto no site do planalto através do link abaixo:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del1535.htm
Permita o Trabalho Home Office
Caso sua empresa não possa parar a operação e seja viável, você também pode optar por transferir seus colaboradores para o Home Office. Reuniões semanais ou diárias podem ser combinadas entre os integrantes de cada departamento para que sejam passados o status de todas as tarefas, trazendo em pauta o que foi concluído, o está sendo realizado e o que está na fila para ser executado, indivíduo por indivíduo.
Isso vai trazer controle e foco para as atividades de forma uniforme entre os integrantes do time, garantindo o andamento dos projetos.
Nesse quesito, a lei também ampara o colaborador e o empresário com relação a isso.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12551.htm
Como comunicar seus clientes
Neste instante, todos estão no mesmo barco e dispostos a adotar uma postura de flexibilidade ante a atual situação, desde o governo, fornecedores e instituições. Sendo assim, renegociar suas dúvidas junto aos bancos e instituições financeiras é uma boa saída para minimizar os danos. Segundo o site da Folha de São Paulo, nesta quarta-feira 18/03, o governo anunciou a aprovação do adiamento do pagamento de tributos do simples nacional. Essa medida também é válida para microempreendedores individuais.
Relação e comunicação
Informe seus clientes através de seus canais oficiais (site, redes sociais, e-mail marketing, blog, etc.) sobre o recesso de sua equipe devido ao Coronavírus (COVID-19), com essas ações de prevenção são tão importantes quanto comunicar a todos que rodeiam sua empresa, como clientes, fornecedores e colaboradores uniformemente sobre esse recesso, principalmente se isso for alterar o processo na forma de interação como esses públicos têm com relação a sua empresa.
Dessa forma, você mostra que sua empresa também está tomando medidas para preservar a saúde e bem-estar de seu bem mais precioso: os colaboradores.
Espero que eu tenha ajudado com essas sugestões e, caso queira mais informações, você pode me acionar através deste link.